22/01/2025 às 06:15
A conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional foi trabalhada nesta terça-feira (21), na sede da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). O Setor Psicossocial realizou uma programação com momento de reflexão sobre o bem-estar mental por meio da música e do teatro.
Para o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, o cuidado com a saúde mental e emocional deve ser permanente. “É uma pauta que precisa ser debatida. Passamos grande parte do nosso dia no ambiente de trabalho, portanto, nada mais justo do que refletirmos sobre essa questão junto aos nossos colaboradores. Mas, além da campanha, disponibilizamos um atendimento psicológico fixo e diário na Emlur”, afirma.
O grupo de percussão da Emlur, Baticumlata, abriu a programação com músicas sobre a leveza da vida e sua simplicidade. Já o grupo teatral da Emlur, Arte do Riso, fez uma apresentação mostrando os conflitos familiares que podem ser resolvidos a partir do diálogo, da empatia e da compreensão para lidar com momentos de tristeza, angústia e ansiedade.
A servidora administrativa Mônica Amorim aproveitou a oportunidade para agradecer pelo atendimento psicológico recebido na Emlur. “Minha palavra é de gratidão à Emlur por nos oferecer esse serviço gratuitamente e no ambiente de trabalho. Quem estiver com problemas, procure o serviço porque é muito importante falar sobre o que nos aflige”, recomenda.
De acordo com a chefe do Setor Psicossocial, Adriana Guedes, o mês de janeiro é ideal para discutir a questão de saúde mental em razão de que, para muitas pessoas, é o momento de lidar com frustrações do que não foi alcançado no ano anterior. “Essa época de final e início de ano pode ser delicada para muita gente. Ninguém está livre disso. Todo mundo conhece alguém que está passando por um problema, então, é importante multiplicar essa mensagem de que é necessário pedir ajuda qualificada”, ressalta.
A Emlur disponibiliza atendimento psicológico aos servidores e seus familiares - cônjuges e companheiros, pais e filhos. O agendamento é feito no Setor Psicossocial, localizado na sede da Emlur, e o atendimento é de segunda a sexta-feira. Adriana Guedes frisa que o sigilo é garantido nas sessões.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera