Sousa/PB -
joão pessoa

Financiado com emenda de Luciano Cartaxo, ONG Guajiru realiza ação de limpeza na praia do Seixas, em João Pessoa

A demanda para a retirada da rede fantasma foi de caráter emergencial por ser uma ação que dispende tempo

Da Redação Repórter PB

19/02/2025 às 11:40

Imagem Luciano Cartaxo, Deputado Estadual

Luciano Cartaxo, Deputado Estadual ‧ Foto: ascom

Tamanho da Fonte

A Associação Guajiru, que há mais de 20 anos trabalha na proteção das tartarugas marinhas e limpeza das praias, realiza neste sábado (22), às 7h30, uma ação de limpeza na praia do Seixas, em João Pessoa, financiada com recursos destinados pelo deputado estadual Luciano Cartaxo (PT). Esta é a primeira vez na história da Capital que uma ação de limpeza das praias é financiada por emendas de um parlamentar.

“Para nós é uma grande alegria fortalecer o trabalho da Associação Guajiru, uma entidade empenhada em cuidar das nossas praias e das tartarugas marinhas. A proteção do meio ambiente é um compromisso do nosso mandato. Essa é uma ação importante, sobretudo quando assistimos os muitos casos de poluição dos nossos mares. A população e a Guajiru podem sempre contar com nosso trabalho no fortalecimento do meio ambiente”, disse Luciano Cartaxo.

Esta será a segunda etapa da ação de limpeza financiada com recursos do deputado Luciano Cartaxo. No último dia 31 de janeiro, a Guajiru já havia realizado a retirada de uma rede de pesca fantasma que estava submersa em uma área de corais na praia da Penha, em João Pessoa. A iniciativa é um marco importante na história das ações de conservação ambiental, especialmente do ecossistema marinho, no estado. Ao ser contemplada com a emenda, no final de 2024, a Guajiru torna-se a primeira a primeira organização de caráter ambiental a ser beneficiada na Paraíba com esse tipo de recurso através de um órgão público.

Sobre a ação de limpeza dos corais - A rede fantasma retirada dos corais da Penha no último dia 31 foi observada através do monitoramento realizada pela pesquisadora e doutora na área de restauração ecológica de corais Karina Massei, e equipe do Espaço Oceano e do Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marítimas (PREAMAR). O termo “rede fantasma” (ghost gear) refere-se aos equipamentos de pesca deixados para trás, acidentalmente ou não. No caso das redes, muitas vezes quase invisíveis na penumbra, podem ficar emaranhadas em um recife ou à deriva no mar aberto.

A demanda para a retirada da rede fantasma foi de caráter emergencial por ser uma ação que dispende tempo, técnica e recurso, uma vez que a rede se encontra de forma descontínua sobre o recife de coral, podendo afetar diversos animais como tartarugas marinhas, golfinhos, tubarões, aves marinhas, caranguejos e outros indivíduos, incluindo o mergulhador humano ocasional.

“A rede fantasma, que estava submersa há mais de um ano, representava um grande risco à fauna marinha e até mesmo a seres humanos, pois poderia enroscar mergulhadores e causar acidentes fatais. Devido ao grau de perigo envolvido na operação, a participação coordenada de todos os setores foi fundamental para garantir a segurança dos envolvidos”, explicou a bióloga e vice-presidente da Guajiru, Juliana Galvão.

SERVIÇO - Limpeza da Praia do Seixas

Quando: Dia 22, Sábado
Horário: a partir das 7h30
Local: Rua dos Pescadores, 501, Praia do Seixas

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.