Sousa/PB -
Ação

Campanha alerta sobre violência infantojuvenil e divulga Disque 155, no desfile do Muriçoquinhas, em JP

A atividade teve o objetivo de sensibilizar e orientar a população sobre a violação de direitos humanos e faz parte da campanha ‘Carnaval da Proteção: violência, não!’.

Da Redação Repórter PB

25/02/2025 às 09:15

Imagem Alerta sobre violência infantojuvenil

Alerta sobre violência infantojuvenil ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou, mais uma vez, durante o tradicional desfile das Muriçoquinhas, nessa segunda-feira (24) em João Pessoa, uma ação de combate à violência e divulgação do serviço Disque 155. A atividade teve o objetivo de sensibilizar e orientar a população sobre a violação de direitos humanos e faz parte da campanha ‘Carnaval da Proteção: violência, não!’.

A atividade ocorreu pela 11ª vez, desde o lançamento do canal de denúncias Disque 155, que é um serviço da Sedh, executado pelo Centro da Mulher 8 de Março. Este ano, a equipe responsável pelo Disque 155 contou com a parceria do Núcleo Especial de Proteção à Infância e Juventude da Defensoria Pública da Paraíba.

A coordenadora do Disque 155, Raianne Maria, explicou que a divulgação no evento é feita de forma lúdica para as crianças com a entrega de balões contendo o número 155, pinturas, adesivos, entre outros materiais informativos, como panfletos e leques para os pais e responsáveis (também com o número do Serviço).

“O Disque 155 traz na sua atuação a garantia dos direitos humanos e, em especial, no evento, os direitos das crianças e adolescentes, que durante esse período festivo acabam expostos a diversos tipos de violações”, destacou Raianne Maria.

O defensor público e coordenador do Núcleo Especial de Proteção à Infância e Juventude da Defensoria Pública da Paraíba, Rodrigues Júnior, disse que a Defensoria Pública já realiza várias atividades voltadas para a orientação dos direitos humanos, mas frisou que a integração da Rede de Proteção é muito importante. “A campanha educativa surte mais efeito do que trabalhar na repressão. Então fazemos atividades nas escolas, em comunidades, etc. Essa ação específica nas Muriçoquinhas é o segundo ano que a Defensoria participa. Essa integração é importante para conseguir um trabalho mais eficaz”, reforçou.

Handerson de Lima e Silva, pai de Iohanna Evelyn de 11 anos e Davi Luis, de 7, disse que todo ano participa do Muriçoquinhas e que apoia o trabalho informativo do 155. “Hoje em dia, a exploração infantil e de mulheres tem um índice muito alto e com o 155 fica mais seguro porque tem esse recurso para eles se defenderem”.

Disque 155 - O Disque 155 é o antigo Disque 123, um serviço próprio da Paraíba que funciona de maneira gratuita para receber denúncias nas diversas formas de violência contra crianças e adolescentes; idosos; pessoa com deficiência; mulher; LGBTQIAPNB+; pessoa em situação de rua; pessoa em restrição de liberdade; tráfico de pessoas, entre outros, garantindo o sigilo e proteção ao denunciante.

Somente no ano passado, o canal recebeu 332 denúncias tendo como vítimas crianças e adolescentes.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.