28/02/2025 às 11:20
Os eventos extremos, como secas intensas, furacões, aumento das temperaturas e do nível do mar afetam diretamente o meio ambiente, a economia, a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Em resposta a esses desafios, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realiza, nos dias 25 e 26 de março, a V Conferência Estadual, com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica da Paraíba”.
A Conferência vai acontecer no Centro de Convenções de João Pessoa e contará com a participação de 400 especialistas, eleitos durante 17 conferências municipais e intermunicipais realizadas entre novembro e dezembro de 2024, abrangendo 89 municípios paraibanos. Durante o evento, serão discutidas soluções para mitigação, adaptação e preparação para desastres, além de temas como transformação ecológica, justiça climática, governança e educação ambiental.
De acordo com a secretária estadual do Meio Ambiente, Rafaela Camaraense, é essencial buscar soluções para as mudanças climáticas, cujos efeitos já são perceptíveis no cotidiano. “Todos nós já percebemos o quanto as temperaturas subiram, e isso aconteceu devido às mudanças climáticas. É fundamental dialogar com a sociedade sobre as soluções para esse problema, que afeta não apenas o clima, mas também a economia e o custo de vida, refletindo, por exemplo, no aumento dos preços de produtos como café e ovos”, afirmou a secretária.
Preparativos para a Conferência - Nessa quinta-feira (27), ocorreu uma reunião na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para a apresentação dos membros da comissão organizadora e do projeto da conferência. Também foram discutidos o panorama das conferências municipais e intermunicipais, o número de delegados eleitos e a divisão de responsabilidades. Uma nova reunião está agendada para o próximo dia 13 de março.
A V Conferência Estadual do Meio Ambiente da Paraíba representa uma oportunidade para que todos os setores da sociedade se engajem na construção de um futuro sustentável. Enfrentar as mudanças climáticas é uma responsabilidade global que exige ação imediata e efetiva.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera