Sousa/PB -
Evento

Governo do Estado entrega kits e inicia programa Agente Jovem Ambiental

A cerimônia ocorreu no Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural, em João Pessoa. Nesta quinta-feira (3), será a vez dos estudantes de Campina Grande receberem o material.

Da Redação Repórter PB

01/04/2025 às 09:45

Imagem Aula inaugural do Agente Jovem Ambiental (AJA) e a entrega dos kits

Aula inaugural do Agente Jovem Ambiental (AJA) e a entrega dos kits ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Governo do Estado deu início ao programa Agente Jovem Ambiental (AJA), nessa segunda-feira (31), com a aula inaugural e a entrega dos kits. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE). A cerimônia ocorreu no Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural, em João Pessoa. Nesta quinta-feira (3), será a vez dos estudantes de Campina Grande receberem o material.

O vice-governador, Lucas Ribeiro, reafirmou a importância de trabalhar a educação ambiental entre os jovens. “O AJA vem para complementar ainda mais a nossa educação. Trata-se de um programa bem pensado e inovador, que nos permite realizar algo essencial: trabalhar e discutir o meio ambiente de forma especial, envolvendo as futuras gerações”, destacou.

A secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, destacou que o objetivo do projeto é tornar esses jovens replicadores de educação ambiental. “Pensamos este projeto com o objetivo de que vocês se tornem verdadeiros replicadores das ações necessárias para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade. Nosso intuito é que, ao longo destes seis meses, vocês não apenas aprendam por meio das aulas em EAD, mas também tenham a oportunidade de visitar nossas unidades de conservação e conhecer melhor os biomas da Mata Atlântica e da Caatinga. Afinal, só protegemos aquilo que conhecemos”, afirmou Rafaela.

Educação ambiental – Para o professor George Bezerra, que leciona na Escola Cidadã Integral Técnica Erenice Cavalcante Fidelis, em Bayeux, onde ele já realiza projetos da área ambiental com os alunos, o programa representa uma oportunidade única para que esse tipo de ação possa ser fortalecida dentro da sua cidade. “Espero que o AJA seja mais uma ferramenta na construção da educação ambiental, permitindo que os alunos compartilhem em casa o que aprendem”, reforçou.

Já o estudante William Silva, da mesma escola, destacou o entusiasmo em participar do programa. “Escolhi participar porque já faço parte de alguns projetos ambientais na escola. Com o apoio do Governo, podemos ampliar essas iniciativas em toda a Paraíba. Afinal, cabe a gente mudar o nosso futuro e torná-lo melhor”, comentou.

Entrega aos demais estudantes – Os alunos que não estavam presentes na cerimônia vão receber os kits para as aulas de campo nas escolas onde estudam.

O programa Agente Jovem Ambiental capacita mais de 2 mil jovens em todo o estado para atuar em projetos de preservação ambiental. Cada aluno receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 200,00.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.