Sousa/PB -
Preparativos

TCE mobiliza gestores para 4º ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública

A iniciativa, conduzida nacionalmente pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), tem como objetivo aferir o grau de transparência dos entes governamentais por meio de critérios padronizados.

Da Redação Repórter PB

11/04/2025 às 14:30

Imagem Tribunal de Contas do Estado da Paraíba

Tribunal de Contas do Estado da Paraíba ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) iniciou os preparativos para o quarto ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que será oficialmente lançado no próximo dia 22 de abril. A iniciativa, conduzida nacionalmente pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), tem como objetivo aferir o grau de transparência dos entes governamentais por meio de critérios padronizados.

Em ofício circular encaminhado a todos os prefeitos e controladores internos da administração pública estadual e municipal, o presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, destacou a importância da transparência como direito fundamental, amparado no artigo 5º da Constituição Federal e regulamentado pela Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

De acordo com o documento, os portais de transparência dos poderes e órgãos da administração direta e indireta serão avaliados por meio do Sistema AVALIA, ferramenta que permitirá a mensuração da conformidade dos sites institucionais às exigências do PNTP. Cada ente deverá indicar um responsável pelo acesso ao sistema, sendo obrigatoriamente um integrante do quadro funcional, preferencialmente o titular do controle interno.

O TCE-PB reforça que os critérios de avaliação, a metodologia de pontuação e a sistemática de certificação dos portais já estão disponíveis na cartilha “Orientações para Cidadãos, Gestores Públicos e Tribunais de Contas”, publicada no site oficial da Corte. O material pode ser acessado no endereço: https://tce.pb.gov.br/publicacoes/cartilhas-manuais-e-orientacoes.

A adesão ao programa é mais um passo na consolidação da cultura da transparência na administração pública, assegurando à sociedade o direito de acesso claro, simples e objetivo às informações de interesse coletivo. “Nosso compromisso é tornar o controle social cada vez mais acessível e efetivo”, afirmou o conselheiro-presidente Fábio Túlio.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.