Sousa/PB -
Ação

Parceria entre Governo da Paraíba e Consulado Argentino facilita regularização documental de migrantes

A ação realizada nesta quarta-feira continuará acontecendo, de acordo com a demanda de migrantes argentinos na Paraíba.

Da Redação Repórter PB

17/04/2025 às 08:45

Imagem Regularização documental de migrantes

Regularização documental de migrantes ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou, nesta quarta-feira (16), uma ação conjunta com o Consulado Argentino – que tem sede em Pernambuco –, que permitiu a Itinerância Consular, ou seja, argentinos residentes na Paraíba puderam passar pela regularização documental migratória aqui mesmo em João Pessoa.

A ação contemplou 10 argentinos por meio da parceria entre o Centro Estadual de Referência de Migrantes e Refugiados (Cermir) da Sedh e o Consulado Argentino. Eles passaram pelo processo de regularização, sem a necessidade de saírem da Paraíba.

“A parceria possibilitou a realização da Itinerância Consular, que visa o atendimento presencial e gestão de documentos que habitualmente seriam feitos em Recife, agora em um local mais próximo para os argentinos residentes na Paraíba”, disse Lucila Caviglia, cônsul adjunta da Argentina no Brasil, que acompanhou a ação.

Caviglia acrescentou que a realização da Itinerância no espaço Cermir possibilitou conhecer o trabalho do Centro e suas funções na assistência aos estrangeiros em situação de vulnerabilidade. “E também estabelecer uma parceira que se torna relevante em casos de argentinos que requerem assistência em questões sociais ou migratórias”, destacou.

A gerente executiva de Direitos Humanos da Sedh, Mônica Ervolino, frisou que esse trabalho em conjunto é de suma importância. “Isso facilita a vida dos migrantes argentinos quanto ao deslocamento e evita até gasto financeiro. E o Cermir existe justamente para dar apoio aos migrantes e refugiados residentes na Paraíba”, comentou.

Um dos beneficiados com a parceria foi o argentino Daniel Bustos, que reside na Paraíba desde 2013. Ele falou que com a Itinerância economizou bastante tempo e dinheiro. “Para quem trabalha é difícil para ir para Recife. Eu, sinceramente, não teria feito se não tivesse acontecido aqui na Paraíba esse trabalho. Não deixamos de trabalhar e economizamos com os custos da viagem”, ressaltou.

A ação realizada nesta quarta-feira continuará acontecendo, de acordo com a demanda de migrantes argentinos na Paraíba.

O Cermir fica localizado na Avenida Acre, nº 192, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.