Sousa/PB -
Referência

Com 14 de atuação, BPTran homenageia policiais e destaca ações e segurança no trânsito em 2024 na Paraíba

Representantes da segurança pública e de órgãos que atuam no trânsito também receberam homenagens pela atuação conjunta em defesa e resguarde da vida.

Da Redação Repórter PB

13/11/2024 às 16:00

Imagem Ações e segurança no trânsito em 2024 na Paraíba

Ações e segurança no trânsito em 2024 na Paraíba ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

Um dos órgãos mais importantes e de referência no Sistema Nacional de Trânsito, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar da Paraíba, chega aos 14 anos de atuação salvando vidas, comemorando os resultados das ações, além de homenageado os policiais. Uma solenidade que celebrou a data aconteceu na manhã desta quarta-feira (13), no Centro de Educação da PM, em João Pessoa.

Na ocasião, presidida pelo próprio comandante-geral da PM, o coronel Sérgio Fonseca, policiais receberam homenagens, entre 37 láureas e medalhas pelos serviços prestados e resultados alcançados. O comandante parabenizou os policiais e destacou os avanços do órgão na segurança. “O BPTran não apenas evoluiu operacionalmente, mas também se destacou no compromisso com a sociedade, atuando de maneira proativa para educar, prevenir e proteger. Cada policial aqui presente desempenha um papel crucial na promoção de um trânsito mais seguro para todos, colocando em prática não apenas a lei, mas também a empatia e o respeito com a comunidade que servem”, disse o coronel.

Representantes da segurança pública e de órgãos que atuam no trânsito também receberam homenagens pela atuação conjunta em defesa e resguarde da vida.

“Mais do que o aniversário do BPTran, comemoramos resultados expressivos, por conta do trabalho de homens e mulheres que fazem o BPTran, do litoral ao sertão. As abordagens qualificadas do Batalhão aumentaram bastante. Nossos indicadores são significativos, com recuperação de veículos roubados, apreensão de armas de fogo, cumprimentos de mandados de prisão, entre outros. Isso mostra que o BPTran tem uma tropa motivada e vai trabalhar cada vez mais”, parabenizou o tenente-coronel Lucas, comandante da Unidade.

História: A história do BPTran remonta a 1969, quando surgiu como uma Companhia de Trânsito no antigo Batalhão Especial, focado na fiscalização na grande João Pessoa. Em 1974, evoluiu para a Companhia de Polícia de Trânsito e, posteriormente, consolidou-se como Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), em 2010.

Resultados em toda a Paraíba

Armas: Entre os resultados alcançados nos últimos 10 meses nas ações de trânsito, o BPTran intensificou o combate ao crime de porte ilegal de arma de fogo e apreendeu mais de 100 armas. Ou seja, aumento de 470% em relação ao mesmo período do ano passado.

Sinais: Também como resultado dos cursos e capacitações técnicas do efetivo do BPTran, 530 veículos com sinais identificadores adulterados foram localizados em fiscalizações. Ou seja, carros e motos roubadas, que foram recuperados pelos policiais após verificarem a infração. O dado representa 120% a mais do que o mesmo período de 2023.

Randandan: Em 10 meses, o Batalhão autuou e apreendeu mais de 3600 motocicletas que apresentavam cano de descarga irregular, o que provocava barulho excessivo, perturbando o sossego de moradores, além de motoristas e pedestres.  A ação representa 1200% a mais do que o ano passado.

Zero Álcool: Combate às infrações e crimes com o uso e abuso de álcool ao volante também cresceu. Mais de 2 mil autos foram lavrados contra condutores que transitavam infringindo o Código de Trânsito.

Saldo: Ainda conforme o BPTran, mais de 7.500 veículos foram removidos poro irregularidades, mais de 108 mil autos foram lavrados, e 783 pessoas presas em 2024.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.