17/12/2024 às 19:29
O excesso de peso nos caminhões é um problema recorrente nas rodovias federais brasileiras e representa sérios riscos à segurança viária e à infraestrutura pública. Transportar cargas acima do limite permitido compromete não apenas o desempenho dos veículos, mas também coloca em risco a vida dos motoristas e demais usuários das estradas.
No último domingo (15), em mais uma ação de combate às irregularidades no transporte, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba flagrou, na Unidade Operacional (UOP) da PRF em Mamanguape-PB, na BR-101, uma carreta com excesso de peso e capacidade máxima de tração. A abordagem, realizada por apenas dois policiais rodoviários federais, evitou um possível sinistro de grandes proporções.
A carreta, teria saído do estado de Goiás-GO com destino ao estado do Rio Grande do Norte-RN, e transportava 71 mil kg de feijão a granel. Após a pesagem, foram constatados excessos de 22.925 kg na Peso Bruto Total Combinado (PBTC) e de 16.925 kg na Capacidade Máxima de Tração (CMT), resultando em multas que somam mais de R$ 17 mil. Além disso, o condutor foi autuado por não respeitar o período de descanso obrigatório. Diante da gravidade da infração e do risco iminente para a segurança dos usuários da rodovia, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por perigo de vida ou saúde de outrem, onde condutor se compromete a comparecer em juízo quando solicitado.
IMPACTO NA SEGURANÇA
Caminhões com sobrecarga têm maior dificuldade de frear em emergências, o que pode causar graves sinistros. O excesso de peso prejudica a estabilidade do veículo, aumenta a chance de tombamentos em curvas e reduz a eficácia dos freios, especialmente em descidas. Sinistros envolvendo esses veículos são frequentemente mais severos, resultando em danos materiais extensos, feridos e até mortes.
Um exemplo disso também foi registrado pela PRF no domingo, desta vez na BR-116, no estado do Ceará-CE, quando aconteceu um sinistro envolvendo um caminhão-cegonha carregado de veículos, onde o motorista perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e acabou descendo uma ribanceira. Resultando em danos materiais e ferimentos no caminhoneiro.
Segundo especialistas em segurança no trânsito, a negligência com o peso limite compromete a estrutura do caminhão, acelerando o desgaste dos pneus e da suspensão, o que pode levar à perda de controle do veículo.
DANOS À INFRAESTRUTURA E AOS COFRES PÚBLICOS
Além dos riscos de sinistros, o tráfego constante de caminhões com peso acima do permitido danífica o asfalto das rodovias. As deformações e buracos nas pistas aumentam os custos com manutenção, pagos com recursos públicos. Segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), rodovias mal conservadas, além de representarem gastos bilionários, também afetam a economia ao atrasar o transporte de mercadorias.
PREJUÍZOS ECONÔMICOS E SOCIAIS
Os custos gerados pelos sinistros e pela deterioração das rodovias recaem sobre toda a sociedade. A logística do país, altamente dependente do transporte rodoviário, também sofre, gerando aumentos no preço dos produtos e na cadeia produtiva. Além disso, longas filas de caminhões parados após sinistros frequentemente causam congestionamentos, dificultando o tráfego regular.
A IMPORTÂNCIA DA FISCALIZAÇÃO
A fiscalização é uma das principais formas de inibir a prática do excesso de carga. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza constantemente operações de pesagem para coibir esses abusos. Multas e apreensões têm o objetivo de conscientizar motoristas e empresas transportadoras sobre a importância de respeitar os limites estipulados.
A segurança viária é responsabilidade de todos. Respeitar as normas de carga é fundamental para preservar vidas, reduzir custos e garantir a qualidade das rodovias, beneficiando toda a sociedade.
Fonte: Repórter PB
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