17/12/2024 às 19:38
Na tarde da última segunda-feira (16), por volta das 17h03min, o Centro de Comando e Controle Regional (C3R) da Polícia Rodoviária Federal foi informada sobre um homem em surto psicótico conduzindo um veículo Nissan Versa na BR-101, sentido João Pessoa-PB. Diante da gravidade da situação, equipes da PRF foram acionadas e iniciaram diligências na busca pelo veículo, a fim de prestar apoio ao condutor.
Após cerca de 20 minutos de buscas, o veículo foi localizado e abordado próximo à Unidade Operacional (UOP) da PRF em Mamanguape-PB. O condutor, um homem com diagnóstico de esquizofrenia, encontrava-se visivelmente alterado, mas colaborou com os policiais. Ele relatou ter como destino Brasília-DF, mas não fez nenhum planejamento da viagem.
Em contato com sua família, eles relataram que o rapaz não estaria tomando os medicamentos relacionados ao tratamento e estava em um momento de crise. A esposa do indivíduo, em contato com a PRF, solicitou que o marido fosse mantido na UOP até a chegada de familiares.
Diante da situação, os policiais adotaram todas as medidas necessárias para garantir a segurança do indivíduo e dos demais envolvidos. Seguindo as orientações do Manual de Resposta às Pessoas em Crise de Saúde Mental, os policiais mantiveram a calma e o diálogo com o homem, buscando tranquilizá-lo.
Pouco tempo depois, o pai e o irmão do indivíduo chegaram à UOP em outro veículo. O encontro com os familiares foi tranquilo e o homem concordou em retornar para casa, desistindo da viagem para Brasília-DF.
A PRF reforça a importância de buscar ajuda profissional em casos de crises de saúde mental. Ao perceber sinais de alteração em um familiar ou amigo, é fundamental procurar um serviço de saúde ou entrar em contato com os órgãos de segurança pública.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera