03/02/2025 às 14:15
A mais antiga e tradicional instituição pública da Paraíba, a Policia Militar completa, nesta segunda-feira (3), 193 anos de existência. Responsável pelo policiamento preventivo e manutenção da ordem pública, o trabalho da PMPB vai muito além disso (na foto acima, sede do Comando da PMPB, em Cabedelo).
Para aqueles que desconhecem, a origem da Polícia Militar da Paraíba remonta aos anos de 1832 quando o então Presidente da Província da Parahyba, o padre Galdino da Costa Vilar, criou o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, no dia 03 de fevereiro. A criação foi formalizada através do ato de reunião do Conselho Provincial. Três dias depois começa a ser definida a organização e composição do Corpo, que previa inicialmente 35 homens a pé e 15 a cavalo, sendo definido logo depois as primeiras remunerações. Em 12 de março de 1832, após discussão do Conselho Provincial, foi aprovado o primeiro fardamento.
Já o primeiro Quartel ocupado pelo Corpo de Guardas Municipais Permanentes foi o Convento do Carmo, que à época estava abandonado. Hoje o prédio é o Palácio do Arcebispado, situado no antigo Largo do Carmo, hoje Praça Dom Adauto, em João Pessoa. Nos anos inicias, as primeiras missões do Corpo foram o resguarde da ordem pública, a guarda da cadeia, e a contenção de revoltas.
De 1832 para cá, a Polícia Militar passou por diversas denominações, entre elas: Corpo de Guardas Municipais Permanentes (1832), Força Policial (1835), Corpo Policial (1892), Corpo de Segurança (1892), Batalhão de Segurança (1896), Batalhão Policial (1908), Força Policial (1912), Regimento Policial Militar (1931), Força Pública (1932), Polícia Militar (1935), Força Policial (1940), e novamente Polícia Militar (1947).
Avanços e modernização – De 2022 até agora, a PM passa por uma nova fase, com reestruturação, modernização e avanços nos setores operacionais e administrativos. Mais de 160 milhões de reais foram investidos na corporação em logística, materiais bélicos, fardamentos, estruturas e nova sedes.
Entre os destaques estão a aquisição de mais de seis mil pistolas, submetralhadoras e fuzis mais modernos. Só de munição foram adquiridas 1.836.700, o que representa um investimento superior a 6,5 milhões de reais, a maior compra de munições da história da PM em seus quase dois séculos de existência.
Nova imagem – A modernização da corporação, aliando as tradições e a tecnologia, levaram a chegada do novo uniforme da PM, que agora segue o conceito de equipamento de proteção individual (EPI). As peças têm designer e acabamento mais moderno, resistente, confortável, e com hidrorepelência.
Planejamento – Nesta segunda (3), o comando da corporação lança digitalmente a revista do Planejamento Estratégico da PMPB, para o triênio 2024-2026. Nela a população em geral irá conhecer ferramentas, processos e resultados que levam a corporação à excelência e inovação da segurança pública, fortalecendo a defesa social e eficiência administrativa.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera