21/09/2022 às 08:30
Levantamento do IPEA realizado em 2020 mostra que 54% dos jovens brasileiros estão desocupados e 25% se enquadram no chamado grupo semsem: sem acesso a estudo e trabalho. O Conselho Nacional da Juventude elaborou uma carta compromisso com os jovens para os candidatos a cargos públicos nas eleições desse ano. Esse documento foi assinado pelo deputado estadual e candidato à reeleição, Jutay Meneses (Republicanos).
“Precisamos lutar por dias melhores e mais oportunidades para a nossa juventude. A qualidade da educação deve ser primordial e o eixo central da gestão pública federal, estadual e municipal. Assino essa carta e me comprometo em trabalhar na defesa dos direitos da nossa juventude, garantindo mais educação, saúde e oportunidades”, destacou Jutay Meneses.
A carta foi elaborada pelas organizações Youth Voices Brasil, Conjuve e pelo Instituto da Oportunidade Social (IOS) no intuito de alertar sobre os desafios da empregabilidade jovem no Brasil, bem como sugerir abordagens de combate a desigualdade na temática. As organizações envolvidas não possuem vínculo político com nenhum dos candidatos assinantes da carta.
Entre os desafios da empregabilidade da juventude no Brasil estão: a transição escola-emprego; a inclusão produtiva pela via do empreendedorismo; a formação para o desenvolvimento de habilidades técnicas; a formação para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais; além da Baixa exploração de dados e trabalho com evidências.
Apoio – A Youth Voices Brasil é uma iniciativa independente criada em 2018 e apoiada pelo Banco Mundial e pela Y2 Community, formada por jovens voluntários que atuam em prol da inclusão produtiva das juventudes brasileiras.
Conjuve – É a plataforma oficial de representação juvenil do Brasil. Ele foi criado como órgão autônomo em 2005 pela Lei 11.129, e reúne algumas das principais organizações da sociedade civil e lideranças juvenis do país, além de representantes do Poder Público. O Instituto da Oportunidade Social (IOS) é uma Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS, que desde 1998 atua promovendo a formação profissional gratuita e a empregabilidade de jovens e Pessoas com Deficiência.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera