14/08/2024 às 19:41
Nesta terça-feira (13), a deputada estadual Sílvia Benjamin (Republicanos) promoveu um encontro entre a Associação dos Professores de Espanhol da Paraíba (APEEPB) e o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho. Na pauta, a categoria teve a oportunidade de explanar suas dúvidas em relação à disciplina dentro da implementação do Novo Ensino Médio. A parlamentar acumula em seu currículo as pautas em defesa da Educação.
“Estivemos aqui hoje com o nosso secretário Wilson Filho, sempre receptivo, lutador pela causa da educação, que é uma pauta que eu defendo durante esse período que estou na Assembleia. Acompanhamos toda a diretoria da Associação dos Professores de Língua Espanhola do Estado da Paraíba (APEEPB) para esse primeiro contato com o secretário. A demanda principal foi com relação à lei do novo Ensino Médio, que deixa o Espanhol com uma disciplina optativa. Os professores tinham uma série de questionamentos a respeito, então viabilizamos esse encontro”, explicou Sílvia.
A Associação esteve representada pelo presidente Danilo Guimarães, pelo vice-presidente Jair Ibiapino; a diretora cultural Aline Farias; pelo diretor financeiro José Carlos Alves; e pela diretora de eventos Priscilla Almeida. “A deputada Sílvia foi o elo para que a gente tivesse essa ponte com o secretário Wilson. Precisávamos muito de uma força após a reforma do Ensino Médio. Areial é a cidade que tem a primeira lei municipal que versa sobre a obrigatoriedade da Língua Espanhola na grade curricular. A nova legislação não coloca o idiomacomo obrigatório e isso preocupa a classe”, explicou o presidente.
O secretário Wilson Filho ouviu a categoria e tranquilizou os professores no sentido da importância do idioma no Estado e também da necessidade de parceria da Secretaria de Educação com a própria associação. “O Espanhol é um idioma em muito importante para o desenvolvimento dos nossos estudantes e uma disciplina essencial. Temos um núcleo na Secretaria que está focado na implantação do Novo Ensino Médio e absolutamente nada será realizado de maneira abrupta, sem diálogo e sem ouvirmos todas as frentes envolvidas. Importante lembrar que o Espanhol é de extrema importância, inclusive para o desempenho de programas da Rede Estadual a exemplo do Conexão Mundo. Precisamos inclusive do apoio da Associação porque, em alguns município do interior, temos déficit de professores para ministrar a disciplina”, explicou.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera