Sousa/PB -
Eleições 2024

Cidade paraibana tem única mulher indígena eleita prefeita no Brasil e Câmara formada só por indígenas

Em Marcação, no litoral da PB, tanto a prefeita eleita quando os vereadores são da etnia Potiguara. Ao todo, nove indígenas foram eleitos para prefeituras em todo o Brasil.

Da Redação Repórter PB

08/10/2024 às 07:00

Imagem Ninha, indígena eleita prefeita de Marcação

Ninha, indígena eleita prefeita de Marcação ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

A candidata Ninha (PSD), de Marcação, no Litoral Norte da Paraíba, foi a única mulher indígena a ser eleita prefeita no Brasil nas Eleições 2024. Ela é da etnia Potiguara e conquistou 76,79% dos votos válidos no pleito desse domingo (06), o que corresponde a 4.922 votos.

"Como todos sabem, eu sou descendente indígena potiguar, com muito orgulho. Eu comecei a trabalhar aos 15 anos de idade na gestão pública. Meus avós, Severina e João Correia, já eram políticos, não por eleição, mas políticos de sangue, pela vontade que eles tinham de ver Marcação crescendo. Eu sou muito grata a eles pela criação que nos deram, por essa ancestralidade potiguar e indígena, que também está no sangue", afirmou Ninha.

Ela derrotou na disputa Angélica Barreto (Republicanos), outra candidata indígena da etnia Potiguara. Angélica conquistou 23,31% dos votos válidos, o que corresponde a 1.496 votos.

Marcação tem tradição de eleger mulheres indígenas. A atual prefeita, Lili (DEM), também é indígena Potiguara e apoiava a candidata que saiu vitoriosa na disputa.

Outra curiosidade com relação à cidade é que todos os nove vereadores eleitos são indígenas. Compõem a Câmara Municipal de Marcação cinco homens e quatro mulheres, sendo que apenas três deles foram reeleitos. A renovação, assim, foi de 33,3%. Nas eleições de 2020, oito dos nove vereadores eleitos eram indígenas.

Apesar de prefeita e vereadores eleitos serem todos indígenas em Marcação, o vice-prefeito eleito, Zé Pedro (União Brasil), se autodeclarou pardo.

Fonte: G1 PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.