10/01/2025 às 21:28
Após o acidente fatal que vitimou o ciclista Diego Rafael Monteiro na Área de Proteção ao Ciclista (APCC) da PB-008, em João Pessoa, o deputado estadual Michel Henrique intensificou suas ações em prol da segurança no ciclismo. Autor da lei que instituiu a APCC próxima à Estação Ciências, o parlamentar, acompanhado de uma comissão de ciclistas, reuniu-se na última sexta-feira (10) com órgãos de trânsito para reivindicar melhorias na infraestrutura e fiscalização da via.
Pela manhã, Michel Henrique esteve na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB) de João Pessoa, onde se encontrou com os diretores José Neto e Cesário. Entre as demandas apresentadas, destacaram-se a instalação urgente de câmeras de monitoramento e radares, além de reforço na sinalização para coibir o excesso de velocidade.
Durante a tarde, as discussões prosseguiram no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com a presença dos representantes Fleaming e Carvalho e membros do BPTRAN. A necessidade de ações concretas para melhorar a segurança foi reafirmada, com garantia de fiscalização intensiva nos horários de maior fluxo, especialmente das 5h às 8h.
O deputado destacou seu compromisso em continuar atuando pela causa e afirmou que um cronograma de implementação das ações já está definido. “Trabalhamos em conjunto com a Comissão de Ciclistas para assegurar que as medidas solicitadas sejam atendidas de forma ágil e eficaz. O objetivo é promover a paz, a vida e a segurança para todos que utilizam a APCC”, declarou.
Ato de solidariedade e protesto
Para homenagear Diego Monteiro e reforçar a necessidade de mais segurança, ciclistas e representantes da sociedade civil organizaram o “Pelotão pela Vida”, a ser realizado no sábado (11). Liderado por André Beltrão, o ato começará às 6h30, com concentração no Posto Federal.
O grupo seguirá pela faixa da esquerda até o local do acidente, onde prestarão uma homenagem a Diego, com orações e reflexões. “O movimento será pacífico, em memória de Diego e em defesa do ciclismo seguro. A via estará monitorada para garantir o respeito e a segurança durante o ato”, afirmou André.
O caso de Diego Monteiro destaca os riscos enfrentados diariamente pelos ciclistas. As ações lideradas pelo deputado Michel Henrique e a mobilização da comunidade visam não apenas honrar a memória da vítima, mas também promover mudanças para evitar novas tragédias e garantir a prática segura do ciclismo.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera