Sousa/PB -
Lei Nº 13.552

Lei do Deputado João Bosco Carneiro que cria o selo "Sangue Solidário" é sancionada na Paraíba

Além de fomentar a solidariedade, o selo poderá ser utilizado pelas instituições em suas estratégias de comunicação, destacando o compromisso social e o impacto positivo das campanhas de doação de sangue.

Por Redação do Reporterpb

16/01/2025 às 17:46

Imagem Deputado estadual João Bosco Carneiro (Republicanos)

Deputado estadual João Bosco Carneiro (Republicanos) ‧ Foto: Assessoria

Tamanho da Fonte

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), sancionou a Lei Nº 13.552, de autoria do deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior (Republicanos). A iniciativa institui o Selo Sangue Solidário, que será concedido a instituições de ensino superior que realizarem campanhas de doação de sangue em parceria com o Hemocentro da Paraíba.

As campanhas serão incentivadas por meio do trote solidário, uma ferramenta para engajar estudantes na doação de sangue. Para conquistar o selo, válido por um ano, universidades, centros universitários e faculdades deverão promover ações semestrais ou anuais e atender às exigências legais. A renovação da certificação dependerá da comprovação do cumprimento desses requisitos.

Além de fomentar a solidariedade, o selo poderá ser utilizado pelas instituições em suas estratégias de comunicação, destacando o compromisso social e o impacto positivo das campanhas de doação de sangue.

A lei também prevê medidas para coibir fraudes. O uso indevido ou falsificação do selo acarretará multa de R$ 10 mil, com valor dobrado em caso de reincidência. A regulamentação dos critérios de fiscalização e concessão do selo será definida pelo governo estadual.

O deputado Bosco Carneiro comemorou a sanção da lei e destacou sua relevância. “O Selo Sangue Solidário transforma o tradicional trote universitário em uma ação de benefício coletivo. É uma forma de estimular a doação de sangue entre os jovens, contribuindo para manter os estoques do Hemocentro da Paraíba, especialmente em períodos de maior demanda, como feriados e férias escolares”, afirmou o parlamentar.

A nova lei busca fortalecer a cultura da solidariedade e ampliar o impacto social por meio do engajamento da comunidade acadêmica.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.