Sousa/PB -
Procedimentos Oftamólogicos

Hospital Distrital de Taperoá recebe Opera Paraíba e realiza 150 cirurgias de catarata e pterígio

Os procedimentos de catarata e pterígio foram iniciados na segunda-feira (25) e encerraram nesta quarta-feira (27) com uma média de 50 procedimentos por dia.

Por Redação do Reporterpb

27/03/2024 às 19:14

Imagem Hospital Distrital de Taperoá recebe Opera Paraíba e realiza 150 cirurgias de catarata e pterígio

Hospital Distrital de Taperoá recebe Opera Paraíba e realiza 150 cirurgias de catarata e pterígio ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Cerca de 150 paraibanos foram beneficiados pelo Programa Opera Paraíba com cirurgias oftalmológicas no Hospital Distrital de Taperoá, unidade integrante da rede hospitalar do Governo do Estado e referência de urgência e emergência para 18 municípios localizados na região do Cariri. Os procedimentos de catarata e pterígio foram iniciados na segunda-feira (25) e encerraram nesta quarta-feira (27) com uma média de 50 procedimentos por dia.
 
O Programa Opera Paraíba é uma ação do Governo do Estado que tem o objetivo de facilitar o acesso da população às cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera por um procedimento. O diretor-geral do Hospital, Levi Firmino, informou que esta é a primeira ação de 2024 do Opera Paraíba na unidade, ressaltando que o programa do vem revolucionando a saúde, atingindo a marca de 100 mil cirurgias em todo o Estado. “O Opera Paraíba tem se mostrado um dos maiores programas de cirurgias eletivas do país, graças ao compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde. Só agradeço a oportunidade de estar participando desse programa que muda a vida dos paraibanos”.
 
Jyferson Roberto Araújo de Farias, de 31 anos, morador do município de Cabaceiras, contou que estava precisando muito da cirurgia, estava muito incomodado com o olho embaçado, com dificuldades de movimentar, e com o pterígio cobrindo parte da sua retina. “Quando eu virava para olhar para o lado, um olho sem via bem, o outro embaçava e ainda coçava muito. A visão é uma das coisas mais importantes da vida. A minha mãe é deficiente visual e ela costuma dizer que o que a gente puder fazer para manter a visão a gente tem que fazer, não importa o esforço. O Opera Paraíba tá de parabéns, espero que continue mudando a vida das pessoas. Minha expectativa agora é me dedicar cada vez mais à minha faculdade”, comentou.
 
Roberto Joselino Gusmão, de 71 anos, cadastrado no Opera Paraíba pelo município de Cabaceiras, onde reside, disse que foi muito bem recebido pela equipe do Hospital Distrital de Taperoá, com música e café da manhã. Conhecedor do Opera Paraíba, por já ter feito a cirurgia de catarata nos dois olhos, Roberto comemora a cirurgia feita agora. “A visão é uma coisa importantíssima, nós precisamos dela ao máximo. Eu já operei os dois olhos por conta da catarata, em João Pessoa, pelo Opera Paraíba, e agora, em Taperoá, começamos o pterígio. Fui muito bem atendido e só tenho a agradecer”, ressaltou.
 
Dona Maria das Dores de Oliveira, 65 anos, da cidade de Cabaceiras, revelou que já tinha feito a cirurgia de catarata em um olho e foi chamada para fazer a cirurgia no segundo olho. “Estava sentindo a vista escura, não tava vendo direito, enxergava umas faisquinhas pretas. Toda doença é ruim, mas ficar sem a vista, ficar vendo tudo embaralhado, é pior. Mas agora eu vou ver, graças ao Opera Paraíba”, comemorou.
 
O Opera Paraíba, criado pelo Governo do Estado em 2019, está presente em todas as regiões da Paraíba facilitando o acesso da população à realização de cirurgias eletivas. São ao todo 14 especialidades disponíveis para procedimentos de baixa, média e alta complexidade. Desde sua implantação, foram realizadas mais de 100 mil cirurgias em diversas cidades do interior do Estado. Todos os pacientes são cadastrados via Secretarias Municipais de Saúde, nas cidades em que residem. A população também pode se cadastrar diretamente pelo site: operaparaiba.pb.gov.br, basta inserir os exames e encaminhamentos necessários.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.