04/10/2024 às 18:26
Outubro é o mês no qual se intensificam a conscientização e os cuidados relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Com o foco na campanha Outubro Rosa, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está disponibilizando em toda a rede, durante todo o mês de outubro, serviços de incentivo ao diagnóstico e tratamento dessas doenças para o público feminino.
De acordo com a gerente operacional da Atenção Materno Infantil e Saúde da Mulher da SES, Fátima Moraes, na Paraíba serão trabalhadas ações que incentivem o diagnóstico precoce da mama, por meio da mamografia, e do câncer de colo uterino, com o exame Papanicolau.
“Em todas as Unidades de Saúde da Família e hospitalares, nós estaremos desenvolvendo ações para as mulheres, incentivando-as a fazer os exames de rastreamento. Atualmente, o Estado conta com mamógrafos espalhados nas três macrorregiões de saúde, assim como todas as Unidades de Saúde da Família realizam exames ginecológicos (Citopatológico/ Papanicolau), e a mulher é encaminhada pelo município para realizar a mamografia nos serviços de referência. Por isso, é importante que as mulheres na faixa etária de 25 anos a 64 anos procurem os serviços de saúde para que possam fazer o exame de prevenção do câncer de colo de útero e a partir dos 40 anos detectar precocemente o câncer de mama, e assim avançaremos ainda mais no cuidado com a saúde das mulheres”, explicou.
Em João Pessoa, serão ofertadas, até o fim do mês, no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), mais de 2 mil mamografias (100 por dia), além de ultrassonografias mamárias (500), consultas com mastologistas (400), diálogos com especialistas, orientações nutricionais, saúde e bem-estar mental. O objetivo é atender o maior número de mulheres garantindo a detecção precoce e, dessa forma, aumentar as chances de cura que é de mais de 90%.
No Ambulatório da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa; no Hospital de Clínicas, em Campina Grande; em Monteiro e Pombal, serão realizadas palestras sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. No Hospital Regional de Guarabira, serão ofertadas 150 mamografias. Em Mamanguape, a oferta é de 30 ultrassonografias mamárias.
Para a população do sertão da Paraíba, serão disponibilizados cerca de 1.600 exames, sendo 30 ultrassonografias mamárias em Cajazeiras; 1.290 em Patos, 1.200 mamografias no Hospital Janduhy Carneiro e na Maternidade Peregrino Filho, a previsão é de serem realizadas 30 ultrassonografias, 30 consultas ginecológicas e 30 exames citológicos. E em Sousa, serão 110 mamografias e 40 ultrassonografias. Também serão ofertadas 150 mamografias em Picuí, no Curimataú.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte. Na Paraíba, estima-se uma quantidade de 1.180 novos casos do câncer no período de 2023/2025, sendo 210 para João Pessoa. Somente este ano, de janeiro a setembro de 2024, foram registrados no Estado, 226 óbitos.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera