28/10/2024 às 20:37
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, atendeu 402 pessoas entre a sexta-feira (25) e o domingo (27) entre consultas ambulatoriais e urgência e emergência. Neste período, foram realizadas quatro cirurgias, sendo uma delas um parto. Foram 129 atendimentos na sexta-feira, outros 162 no sábado e mais 111 no domingo.
No plantão do final de semana foram realizados ainda 273 exames laboratoriais, 62 Raios-X e 25 tomografias. O hospital registrou neste período a internação de 17 pessoas, por anemia, abcesso, Acidente Vascular Encefálico (AVE), dor abdominal, neoplasia de pâncreas e de garganta, além de intoxicação exógena e dos pacientes que fizeram cirurgias. As cirurgias foram duas de plator tibial e uma clavicular, além do parto cesariano.
A maior demanda de atendimento foi de pessoas com queixas de dores, com 49 registros, seguido de queixas de cefaleia, com 27 casos, e de crise de ansiedade, com 25 ocorrências. Mas o hospital atendeu, entre outros motivos, 11 pessoas vítimas de sinistros de trânsito com moto, uma com veículo, 17 pessoas para administrar medicação própria, 13 pessoas com gastrite e outras 13 com mialgia, 12 pessoas com diarreia, outras 12 com descopatia e mais 12 com sintomas de síndrome gripal.
Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, com cerca de seis mil atendimentos mensais, mas a unidade também integra o Programa Opera Paraíba e funciona como maternidade.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera