Sousa/PB -
Doença

Câncer de próstata: com diagnóstico precoce paciente terá 90% de chance de cura, alerta urologista

Além de falar sobre a doença, o urologista Fábio Martinez também esclarecerá dúvidas dos participantes, como sintomas, diagnósticos, como se prevenir, dentre outras.

Por Redação do Reporterpb

29/10/2024 às 18:27

Imagem Dr. Fábio Martinez - urologista

Dr. Fábio Martinez - urologista ‧ Foto: Assessoria

Tamanho da Fonte

“É muito gratificante quando conseguimos fazer diagnóstico precoce do câncer de próstata, pois sabemos que este grupo de paciente terá 90% de chances de se curar”, afirmou o médico urologista Fábio Martinez. Ele será um dos palestrante  nesta quarta-feira (30), a partir das 10h,  no Fórum Cível da Capital, evento que dá seguimento às ações da Campanha Outubro Rosa/Novembro Azul, organizada pela Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), com apoio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Além de falar sobre a doença, o urologista Fábio Martinez também esclarecerá dúvidas dos participantes, como sintomas, diagnósticos, como se prevenir, dentre outras. O médico, atuante na área, ⁠coordena o setor de Urologia do Hospital do Câncer Napoleão Laureano; é ⁠Urologista titular pela Sociedade Brasileira de Urologia; Fellow em Uro-Oncologia pelo Hospital do Câncer AC Camargo de São Paulo e fez ⁠residência em urologia pelo Hospital do Servidor Público Municipal  de São Paulo.

Fábio Martinez enfatizou que a importância da prevenção do câncer de próstata se relaciona aos hábitos de vida e de alimentação. Incluem prática de exercícios, reduzir stress, combate a obesidade, não fumar, beber moderadamente, ingerir bastante líquido, consumir dieta rica em frutas, verduras e fibras. Além de evitar gordura animal, carne vermelha e processados.

Quanto aos sintomas, o urologista ressaltou que, no início do câncer de próstata, momento em que gostaria de diagnosticar todos os pacientes, não há sintomas. “Com a evolução da doença podem aparecer dificuldade para urinar, jato urinário fraco, entrecortado, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. E em estágios mais avançados podemos observar sangramento para urinar, perda de peso, dores ósseas”, alertou.

O médico Fábio Martinez revelou, que, infelizmente, o preconceito ainda existe, juntamente com falta de cuidado com a saúde, que caracteriza parte considerável dos homens. “Mas, a cada ano observamos uma melhora, graças a campanhas educativas , principalmente no Novembro Azul”, enfatizou.

O urologista elogiou a iniciativa da Aemp e a Gevid/TJPB na organização e realização da Campanha Outubro Rosa/Novembro Azul, como evento fundamental para orientação e convencimento da população masculina sobre a importância de cuidar da saúde e fazer os exames de check up.

“Lembro que todo homem deve fazer seu check up de próstata a partir dos 50 anos, porém os que têm antecedente familiar para a doença, devem iniciar aos 45 anos. No evento do dia 30/10 falaremos mais sobre o assunto e teremos oportunidade de sanar algumas dúvidas da plateia”, frisou.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, conforme o Instituto. 

Fonte: Tribunal de Justiça da Paraíba

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.