30/10/2024 às 20:23
O programa Paraíba Contra o Câncer – criado pelo Governo do Estado para viabilizar e agilizar exames, diagnóstico, estadiamento e tratamento do câncer – iniciou, nesta semana, a regulação do tratamento de pacientes oncológicos para os hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paulo, em João Pessoa. A medida é mais um avanço para ampliar o serviço de estadiamento e tratamento de câncer no estado, reduzindo a fila de espera e aumentando a qualidade de vida dos pacientes atendidos pelo programa.
Antes da implantação da regulação, os pacientes tinham que ir presencialmente a uma unidade de saúde, onde era feita a triagem oncológica, solicitados os exames para diagnóstico e, posteriormente, o encaminhamento para tratamento em um hospital de referência. De acordo com a médica auditora do Paraíba Contra o Câncer, Marthynna Lacerda, o acesso do paciente, desde a triagem até o encaminhamento para o tratamento, agora é realizado por meio do serviço de Teleoncologia, com o intermédio do Complexo Regulador Estadual, responsável por agendar os procedimentos.
“Esse serviço tem uma importância muito grande, principalmente para os pacientes de cidades mais distantes, no interior do estado, que agora conseguem passar pela triagem de uma forma muito mais rápida do que era antes, com as condições necessárias para um diagnóstico precoce e um tratamento mais célere”, destacou Marthynna Lacerda.
Uma das pacientes beneficiadas com a nova regulação é a chefe de cozinha Inês Medeiros, de 56 anos, que realizou o terceiro ciclo de quimioterapia nesta quarta-feira (30), no Hospital Napoleão Laureano. Ela deu entrada no programa no mês de agosto, com suspeita de uma neoplasia de pâncreas com metástase hepática. Após exames e diagnóstico, a paciente foi encaminhada para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, onde foram realizadas biópsia e tomografia.
“Graças a esse programa, fui prontamente atendida, não só pelo acompanhamento on-line, mas também pela teleconsulta. Tudo o que eu precisei me foi concedido e hoje estou aqui para dar continuidade ao tratamento”, afirmou Inês, ressaltando a qualidade do teleatendimento. “A enfermeira navegadora que me acompanha é muito prestativa, me orienta, esclarece dúvidas e dá todo o suporte necessário”, acrescentou.
A dona de casa Maria da Conceição, moradora do município de Cabedelo, também está na lista dos pacientes recém-regulados. Ela deu entrada no Hospital São Vicente de Paula, depois de ter sido acolhida pelo programa já com o diagnóstico de câncer de mama. “Tô muito feliz porque, através desse programa, estou tendo a oportunidade de tratar essa doença e recuperar minha saúde. Meu desejo é que outras pessoas conheçam e confiem no programa”, disse Conceição, enquanto iniciava o tratamento oncológico.
Paraíba Contra o Câncer - Programa desenvolvido pelo Governo da Paraíba para promover o acesso de pacientes oncológicos a exames, estadiamento, diagnóstico e tratamento do câncer. O acesso é pela Teleoncologia, em funcionamento desde maio em todo o estado. O agendamento para realização de procedimentos, exames e encaminhamento é gerido pelo Complexo Regulador Estadual, que organiza uma fila única para o acolhimento dos pacientes. As equipes especializadas, compostas por oncologistas clínicos e enfermeiros navegadores, coordenam o atendimento desde o ingresso no Programa até a realização dos exames necessários para diagnóstico, estadiamento e tratamento.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera