11/12/2024 às 13:30
O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo da Paraíba, em João Pessoa, foi iluminado com a cor vermelha por causa da ação ‘Dezembro Vermelho’. A iluminação especial permanece durante todo o mês de dezembro para destacar a importância da prevenção ao HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Segundo o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, a fachada do hospital permanecerá iluminada ao longo de todo o mês de dezembro. “Assim como o Outubro Rosa, que aborda o câncer de mama, e o Novembro Azul, voltado para o câncer de próstata, o Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar a atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção, além de promover os direitos das pessoas que vivem com HIV”, ressaltou.
Laecio destacou que embora o hospital não seja referência direta no tratamento de casos de HIV, apoia integralmente a campanha do Dezembro Vermelho. “Reconhecemos a importância da mobilização, prevenção e combate ao preconceito relacionado ao HIV/Aids. Nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade nos motiva a promover ações que reforcem a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e do acolhimento. Juntos, podemos construir uma sociedade mais informada, solidária e livre de discriminação”, explicou.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids 2024, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a Paraíba registra 610 pessoas diagnosticadas com HIV e 154 com Aids. A faixa etária com maior incidência de casos é a de 30 a 39 anos, principalmente entre homens adultos, com a transmissão predominantemente por relação sexual.
Unidade referência - O estado conta com uma unidade de referência para o diagnóstico e tratamento de doenças infectocontagiosas, incluindo HIV/Aids: o Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, localizado em João Pessoa. O atendimento ambulatorial é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Para obter mais informações sobre os serviços oferecidos pelo Clementino Fraga, os usuários podem entrar em contato com a Central Telefônica 24 horas pelo número 3612-5050 ou acessar as redes sociais através do perfil @hospitalclementinofraga.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera