03/01/2025 às 16:40
Referência em cardiologia, neurologia e endovascular, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade pertencente à rede estadual de saúde e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), registrou 81.060 mil atendimentos, entre internações, atendimentos ambulatoriais, exames e cirurgias, no ano de 2024, superando todas as suas metas anuais.
As metas contratuais a serem alcançadas pela Fundação nos serviços gerenciados objetivam instrumentalizar a Secretaria de Estado da Saúde para o acompanhamento e avaliação do desempenho institucional. Conforme o relatório da produção assistencial emitido pelo Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), o Hospital Metropolitano superou todos os índices, chegando ao aumento de 147% no número de cirurgias, 114% no número de internações, 105% nos atendimentos ambulatoriais e 52% na realização de exames.
De acordo com o diretor técnico do hospital, Matheus Agra, o feito é um reflexo do compromisso da instituição em oferecer saúde de qualidade e acessível a todos, além de demonstrar a excelência no gerenciamento e otimização de recursos em um cenário de alta demanda.
“Somos referência em Cardiologia, Neurologia e Endovascular do estado da Paraíba e é natural que a nossa demanda aumente cada vez mais. Fechamos o ano de 2024 superando todas as metas e sem perder a qualidade do nosso serviço, levando o melhor que o SUS tem para oferecer a todos os paraibanos e paraibanas”, comentou Matheus Agra.
Para ter acesso aos serviços oferecidos, o paciente precisa ir a uma unidade de saúde de qualquer município paraibano e receber o primeiro atendimento. A unidade emitirá uma Autorização de Procedimentos Ambulatoriais que será levada para a regulação municipal. A Regulação Municipal enviará um e-mail com a solicitação para Regulação Estadual que irá agendar o atendimento no ambulatório do Hospital Metropolitano.
A diretora-geral do Hospital Metropolitano, médica Louise Nathalie, ressaltou que o aumento expressivo no número de atendimentos é o resultado do esforço contínuo para atender à crescente demanda por cuidados médicos de qualidade. “A superação das metas é resultado de muito trabalho, empenho e inovação, sempre com o objetivo de proporcionar um atendimento humanizado e eficaz a todos os pacientes”, pontuou a diretora.
Já o diretor superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, enfatizou que no ano de 2024 o Hospital Metropolitano realizou vários procedimentos inéditos, firmou parcerias importantes e se mantém cada vez mais como um hospital de referência. “O compromisso e os investimentos do governo estadual juntamente com a Fundação na Saúde são fundamentais para que continuemos avançando e levando serviços de qualidade a toda população. Ver um SUS que funciona é motivo de muito orgulho e nos faz reafirmar o compromisso de fazer mais e melhor neste ano de 2025”, disse Jhony.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera