13/01/2025 às 19:07
O Hospital de Clínicas de Campina Grande, unidade integrante da rede hospitalar estadual, intensificou nesse sábado (11) as cirurgias ortopédicas de mão. Foram nove cirurgias de túnel do carpo, executadas pelo programa Opera Paraíba, iniciativa do Governo do Estado que visa agilizar a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos.
A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia causada pela compressão do nervo mediano no canal do carpo. Ela é frequentemente desencadeada por movimentos repetitivos, mas também pode ocorrer devido a alterações hormonais. Os sintomas incluem dor, dormência e diminuição da sensibilidade nas mãos, com a dor podendo irradiar para os braços e ombros, especialmente após atividades que envolvem flexão prolongada do punho.
Os pacientes atendidos foram acompanhados pela equipe de neurocirurgia do hospital, sob a liderança da médica Paula Cardoso, especialista em ortopedia de mão. Ela destacou que a síndrome do túnel do carpo é uma doença comum entre trabalhadores que realizam movimentos manuais repetitivos. “A incidência da síndrome é muito grande, principalmente entre os trabalhadores que usam movimentos repetidos nas mãos. Essa cirurgia resulta em uma melhora significativa na qualidade de vida desses pacientes”, afirmou a médica.
Entre os pacientes contemplados, a enfermeira Caroline Morato Ferreira, de 29 anos, estava ansiosa para realizar a cirurgia. Ela sofria dores no punho há três anos e relatou dificuldades para realizar atividades simples do dia a dia, como escrever, descascar verduras, pentear o cabelo ou escovar os dentes. “Hoje é o dia da cirurgia, e eu espero que tudo vai melhorar na minha vida. Terei qualidade de vida para voltar a fazer as coisas mais simples do meu cotidiano, coisas que antes não conseguiam ser feitas por causa das dores,” contou entusiasmada.
Para participar do Opera Paraíba é necessário que o paciente tenha indicação cirúrgica e realize o cadastros junto à Secretaria de Saúde de seu município ou faça a inscrição no endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera