Sousa/PB -
Evento

Saúde da Paraíba discute ações e prioridades para 2025 com gestores de unidades da rede estadual

A agenda, que aconteceu no Garden Hotel, em Campina Grande, reuniu diretores de unidades hospitalares e gestores em saúde com o objetivo de discutir e alinhar estratégias que visam o aprimoramento da gestão da saúde no estado para o ano de 2025.

Por Redação do Reporterpb

05/02/2025 às 18:37

Imagem Saúde da Paraíba discute ações e prioridades para 2025 com gestores de unidades da rede estadual

Saúde da Paraíba discute ações e prioridades para 2025 com gestores de unidades da rede estadual ‧ Foto: Secom

Tamanho da Fonte

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) realizou, nesta terça (4) e quarta-feira (5), o evento “Saúde 2025: Transformando Desafios em Resultados”. A agenda, que aconteceu no Garden Hotel, em Campina Grande, reuniu diretores de unidades hospitalares e gestores em saúde com o objetivo de discutir e alinhar estratégias que visam o aprimoramento da gestão da saúde no estado para o ano de 2025. 
 
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, prestigiou o evento e destacou as ações exitosas que a SES-PB vem executando em todo o estado. Segundo ele, o papel desenvolvido no dia a dia por cada gestor é indispensável para os resultados positivos e o avanço que a Paraíba vem alcançando na área da saúde. 
 
“Nós, como gestão, oferecemos as condições necessárias, mas são os diretores e coordenadores, que, junto com suas equipes, estão à frente das unidades, em contato direto com quem precisa do serviço, e fazem a coisa acontecer”, disse o vice-governador, ao comentar que a Saúde da Paraíba está no seu melhor momento e que, em 2025, o Governo do Estado seguirá avançando com inaugurações de hospitais, entrega de novos equipamentos e novos investimentos para o setor.
 
Durante os dois dias, foram abordados temas sobre padronização, dimensionamento de atividades e métricas fundamentadas na Programação da Assistência em Saúde. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, o evento teve como principal foco a elevação da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população paraibana.
 
“Com essa iniciativa, criamos um ambiente colaborativo em que os participantes das três Macrorregiões de Saúde da Paraíba compartilharam suas experiências e discutiram soluções inovadoras para os desafios enfrentados por cada setor ou unidade”, destacou o secretário ao ressaltar a importância do encontro para o planejamento das ações prioritárias da saúde em todas as regiões do estado.
 
Além de ciclos de palestras e painéis temáticos com representantes de gerências e setores específicos da SES-PB, a programação também contou com a realização de treinamento, por meio de oficinas de capacitação, para os coordenadores que atuam nos setores de Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e Almoxarifado das unidades hospitalares geridas pela SES-PB, com a finalidade de fortalecer a gestão de logística e distribuição de medicamentos, insumos e materiais hospitalares na Paraíba.  
 
Entre os principais temas discutidos ao longo do evento, destacam-se: “Centralização de aquisições, contratações e logística”, “Sistema de Gestão Hospitalar”, “Orientações gerais sobre a metodologia de trabalho”, “Programação da Atenção Especializada em Saúde”, “Programa Mais Acesso a Especialistas”, “Regulação e faturamento na Assistência em Saúde” e “O potencial do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) para o aprimoramento da Vigilância em Saúde”. 
 
O encontro também foi marcado pela apresentação do orçamento da SES-PB para 2025. Na ocasião, a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, frisou que a boa administração do orçamento é fundamental para que a Secretaria planeje ações e programas de forma eficiente, garantindo que os recursos sejam alocados adequadamente para as unidades, a fim de atender as necessidades da população. 
 
“Um bom orçamento possibilita a avaliação das políticas de saúde implementadas. É uma ferramenta essencial para garantir que a Secretaria de Saúde da Paraíba possa cumprir sua missão de promover a saúde e o bem-estar da população de maneira digna, eficaz e responsável”, pontuou.
 
Também participaram o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida; o gerente de Planejamento e Gestão, Marcelo Mandu; a diretora da Central Estadual de Transplante, Rafaela Carvalho; o diretor-superintendente da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), Jhony Bezerra, entre outros representantes de unidades pertencentes à rede estadual de saúde.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.