Sousa/PB -
Laqueadura

Hospital Regional de Cajazeiras realiza campanha de incentivo ao parto normal

A diretora geral do Hospital, Jacilene de Sousa, comemorou os resultados.

Da Redação Repórter PB

07/02/2025 às 16:20

Imagem Campanha de incentivo ao parto normal

Campanha de incentivo ao parto normal ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Hospital Regional de Cajazeiras, unidade da rede hospitalar do Governo da Paraíba, está realizando uma campanha de conscientização sobre os benefícios do parto normal e, para aquelas mulheres que desejarem, fazer a laqueadura logo em seguida. Desde janeiro deste ano, vem intensificando as laqueaduras tubárias periumbilicais - procedimento cirúrgico que pode ser feito logo após o parto normal, por uma pequena incisão próxima ao umbigo, tornando-se uma opção menos invasiva, com recuperação mais rápida e menor risco de complicações. Além disso, evita a necessidade de novas internações, proporciona mais comodidade aos pacientes e otimiza os recursos da saúde pública. No último final de semana, foram realizados três procedimentos.

A dona de casa Fernanda Shayenne de Sousa, 22 anos, foi uma das mulheres que fizeram a laqueadura periumbilical, no último domingo (2), quando teve Maria Helena, sua terceira filha. Ela desejava fazer parto normal e laqueadura, ao mesmo tempo, mas não tinha conhecimento de que isso fosse possível. "Eu queria muito o parto normal, porque assim que a gente sai da maternidade já pode cuidar do bebê. Já na cesárea, a pessoa vai depender dos outros, mas deu tudo certo e estou muito feliz. Além de ser um procedimento rápido e seguro. A equipe me deixou muito tranquila", falou.

A diretora geral do Hospital, Jacilene de Sousa, comemorou os resultados. “Com a realização da laqueadura após o parto vaginal, conseguimos reduzir o número de cesarianas desnecessárias e promover uma recuperação mais rápida e confortável para as pacientes”, pontuou.

Para a coordenadora da Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, integrante do Hospital, Dayanne Cristina, muitas mulheres chegam à maternidade já tendo passado por dois partos normais e acabam optando pela cesariana apenas para realizar a laqueadura, sem saber que o procedimento também pode ser feito após o parto normal. “Para reduzir o número de pacientes que solicitam cesarianas por esse motivo, estamos fortalecendo essa oferta como forma de garantir mais autonomia às mulheres e estimular o parto normal,” explicou.

A ampliação do serviço segue as diretrizes da Lei 14.443/2022, que garante mais autonomia das mulheres para decidir sobre a laqueadura, facilitando a burocracia do processo. Para a realização do procedimento, a paciente deve atender aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, incluindo a manifestação do desejo pela laqueadura com antecedência mínima de 60 dias e a assinatura do termo de consentimento.

O Hospital Regional de Cajazeiras reforça que sua equipe de profissionais está plenamente capacitada e treinada para realizar esse procedimento com segurança e eficiência. A introdução dessa técnica representa um avanço significativo para a saúde da mulher no Alto Sertão paraibano, proporcionando mais autonomia e conforto para as gestantes da região.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.