10/02/2025 às 21:20
O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, realizou 67 cirurgias, sendo 61 delas pelo Programa Opera Paraíba, além de seis partos, durante o plantão do final de semana. No período, a unidade atendeu 420 pessoas na urgência e ambulatório médico. Foram 157 atendimentos na sexta-feira (7), mais 148 no sábado (8) e outros 115 pacientes no domingo (9). O plantão registrou 83 internações, sendo a maioria delas de pacientes que se submeteram às cirurgias eletivas e de urgência, além das parturientes.
O hospital realizou ainda, entre a noite da sexta-feira e a meia-noite desse domingo, o atendimento a nove vítimas de sinistros de trânsito, sendo todas elas com motocicletas. Neste período, o hospital também fez 81 exames de Raios-X, 418 exames clínicos e 31 tomografias.
A maior procura pelo serviço durante o plantão foi de pessoas com queixas de dores, com 43 casos, seguido de pessoas para aplicação de medicação própria, com 28 registros, além de casos de cefaleia, com 23 ocorrências. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 20 pessoas com gastroenterocolite aguda (diarreia recorrente), 16 com sintomas de síndrome gripal e 15 pessoas com discopatia (condição progressiva que afeta os discos intervertebrais). No período, a unidade também realizou 17 avaliações ortopédicas, oito obstétricas, duas pediátricas e sete avaliações de exames nos ambulatórios médicos.
As seis cirurgias eletivas realizadas durante o plantão foram de laqueadura (cirurgia para evitar o contato do espermatozoide com o óvulo, que acontece nas trompas), duas laparotomia exploratória (abertura da cavidade abdominal para se procurar/explorar a mesma em busca de alguma doença), duas apendicectomia (remoção de apêndice) e uma cirurgia ortopédica de fratura de radio distal.
Opera Paraíba - As 61 cirurgias realizadas pelo Opera Paraíba beneficiaram pacientes das cidades de Brejo do Cruz, Bonito de Santa Fe, Jericó, Brejo dos Santos, São Bento, São José do Brejo do Cruz, Conceição, Santa Cruz, Olho D’Água, Jericó, Bom Sucesso, Riacho dos Cavalos, Brejo do Cruz, São Domingos, Aparecida, Desterro, Triunfo, Curral Velho, Teixeira e Catolé do Rocha. Foram cirurgias de Colecistectomia (cirurgia para retirar a vesícula biliar), Histerectomia (procedimento cirúrgico que envolve a remoção total ou parcial do útero) e Hernioplastia procedimento cirúrgico usado para o tratamento da hérnia na parede abdominal). Foram 23 cirurgias na sexta-feira (7), mais 21 no sábado (8) e outras 17 no domingo (9).
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera