Sousa/PB -
Unidade de Saúde

Hospital Edson Ramalho realiza consultas para diagnóstico de câncer de pele neste sábado

A unidade, integrante da rede hospitalar estadual e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), é referência na primeira Macrorregião de Saúde do Estado no tratamento cirúrgico da doença, por meio do programa Paraíba Contra o Câncer.

Por Redação do Reporterpb

12/02/2025 às 19:59

Imagem Hospital Edson Ramalho

Hospital Edson Ramalho ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) realiza consultas para diagnóstico de câncer de pele, neste sábado (15), em uma ação que vai atender 500 pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação. A unidade, integrante da rede hospitalar estadual e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), é referência na primeira Macrorregião de Saúde do Estado no tratamento cirúrgico da doença, por meio do programa Paraíba Contra o Câncer.

Segundo o diretor-hospitalar do HSGER, Cícero Ludgero, que é médico oncologista, o objetivo da ação é proporcionar um diagnóstico mais célere do câncer de pele, o que aumenta as chances de sucesso do tratamento e evita a realização de cirurgias com mutilação de partes do corpo para retirada do tumor.

“Infelizmente, alguns pacientes só procuram atendimento médico com câncer de pele em estágio avançado e é possível que isso seja consequência da negligência deles em perceber algum sinal da doença. Pode ser o caso daquela ferida que não cicatriza há mais de um mês, por exemplo. Portanto, é preciso ficar atento às mudanças na pele, seja com o surgimento de sinais ou com a alteração no tamanho e na coloração”, destaca Cícero Ludgero.

As consultas serão realizadas por seis cirurgiões oncologistas do HSGER. A ação acontece no mês em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a aproximadamente 30% dos tumores registrados no país.

O programa Paraíba Contra o Câncer foi implantado pelo Governo da Paraíba em junho de 2024 para facilitar o acesso de pacientes aos serviços de diagnóstico, estadiamento e tratamento do câncer. Até o final de janeiro deste ano, o HSGER realizou 123 procedimentos cirúrgicos. O HSGER oferta cirurgias de câncer de pele e partes moles, urológico - rim, próstata, bexiga, testículo e pênis -, câncer de mama, câncer ginecológico e do aparelho digestivo - pâncreas, intestino e estômago, no âmbito do programa.

Sintomas - Entre os sinais do câncer de pele estão o surgimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação. Também pode ser um indício da doença o aumento de tamanho de lesão pigmentada pré-existente, ou alteração de sua cor e forma. Nestes casos, é preciso procurar uma unidade de saúde da família para ingresso no programa Paraíba Contra o Câncer.

Como prevenir câncer de pele

Evite exposição solar das 10h às 16h;

Na praia, procure estar sob a sombra, mesmo em outros horários do dia;

Antes de se expor ao sol, aplique protetor solar com fator de proteção 15, no mínimo;

Use filtro solar próprio para os lábios.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.