17/02/2025 às 19:00
O Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM), em João Pessoa, que faz parte da rede hospitalar do Governo do Estado, realizou 402 atendimentos e 722 exames laboratoriais, durante o plantão do final de semana, entre sexta-feira (14) e o domingo (16). Desses atendimentos, 158 foram ambulatoriais e 244 de urgência e emergência.
Referência pediátrica em média e alta complexidade para toda a Paraíba, o CPAM notificou diversos casos, incluindo febre não especificada (18); tosse (8); diarreia e gastroenterite de origem infecciosa (25); infecção do trato urinário (6); náusea e vômitos (15); infecção aguda das vias aéreas superiores (5); dor localizada no abdome superior (6); amigdalite aguda não especificada (9); dor localizada em outras partes do abdome inferior (14), e cinco casos de febre recorrente não especificada.
A maioria dos pacientes atendidos reside em João Pessoa (143), seguidos por moradores de Bayeux (26) e Santa Rita (18). Entre os procedimentos realizados no hospital estão retirada de fio ou pino intraósseo, laparotomia exploradora (cirurgia que permite ao médico examinar os órgãos abdominais para diagnosticar doenças), curativo grau II com debridamento (remoção de tecido morto, danificado ou infectado nas feridas), confecção de fístula arteriovenosa, tratamento cirúrgico de pé torto congênito, neurolise não funcional de nervos periféricos, implantação de cateter de longa permanência, hernioplastia inguinal, exodontia de dente permanente e exodontia de dente decíduo.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera