25/02/2025 às 14:45
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o município de João Pessoa, está promovendo uma ação educativa durante o Carnaval para conscientizar a população sobre a importância da imunização. Nessa segunda-feira (24), o Zé Gotinha esteve no bloco Muriçoquinhas e nesta terça-feira (25), estará presente no Bloco Portador da Folia, no Busto de Tamandaré, acompanhando a festa das crianças com deficiência e reforçando a necessidade da atualização da caderneta vacinal.
Na segunda-feira (24), o Zé Gotinha participou do bloco Muriçoquinhas do Miramar, despertando a atenção das famílias para a necessidade de proteger as crianças contra doenças evitáveis. A presença do personagem tornou o alerta sobre a imunização mais leve e acessível, estimulando o cuidado com a saúde de forma interativa.
De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunização da SES, Márcia Fernandes, a presença do Zé Gotinha no evento teve o objetivo de sensibilizar pais e crianças sobre a importância da imunização e reforçar os avanços conquistados no combate às doenças imunopreveníveis. “O Zé Gotinha é o símbolo da vacinação no Brasil. Por isso, para chamar a atenção das famílias e reforçar a importância da imunização, ele esteve presente no bloco das Muriçoquinhas. Sua participação buscou fortalecer a memória coletiva sobre os marcos históricos da vacinação e seus avanços, destacando a necessidade de manter a caderneta sempre atualizada”, enfatizou.
A ação acontece em um momento estratégico para ampliar a cobertura vacinal na Paraíba. No último Dia D de Multivacinação, realizado no sábado (22), o estado aplicou 34.523 doses de vacinas em 204 municípios. Foram 10.370 doses contra a febre amarela, 3.548 contra a dengue e 20.605 de rotina, garantindo a atualização do esquema vacinal da população. Os municípios que mais vacinaram foram Campina Grande, João Pessoa, Sousa, Mamanguape e Sapé, demonstrando o empenho das gestões locais na ampliação do acesso à imunização.
Apesar de não haver vacinação nos eventos carnavalescos, as Unidades de Saúde da Família, Policlínicas e Centros de Imunização seguem funcionando normalmente para garantir que a população possa se vacinar. Para receber as doses, é necessário apresentar um documento oficial, o Cartão do SUS e a caderneta de vacinação.
A SES reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra diversas doenças, como poliomielite, sarampo e gripe, e destaca a importância de que todos mantenham o esquema vacinal atualizado. A presença do Zé Gotinha no Carnaval de João Pessoa integra as ações do Governo do Estado para conscientizar a população e ampliar a cobertura vacinal.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera