07/04/2025 às 16:15
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e do Núcleo Estadual de Imunizações, promove, neste mês de abril, um curso de atualização para todos os profissionais que atuam em salas de vacina, bem como para coordenadores de imunização da Paraíba.
O objetivo é qualificar mais de 1.600 profissionais da Saúde, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, abrangendo tanto aqueles com experiência quanto novos profissionais. O curso é presencial, com duração de 20 horas e é dividido em teoria e prática, com realização em todas as Gerências Regionais de Saúde, contemplando os 223 municípios do estado.
De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, essas capacitações já tiveram início em vários municípios da Região de Cuité, Cajazeiras e Catolé do Rocha. “Hoje iniciamos três turmas em João Pessoa que acontecem, simultaneamente, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Faculdade da Paraíba (FPB) e Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). O curso visa qualificar e atualizar os profissionais que já vêm há muitos anos atuando dentro das salas de vacina. E também é voltado para os novos profissionais que estão chegando, para que eles tenham também esse conhecimento e qualificação de todo o processo de trabalho da sala de vacina”, concluiu.
Para a referência de imunização em João Pessoa, Lílian Rose Paiva, é extremamente relevante que o profissional relacionado à sala de vacina esteja se capacitando diariamente, pois na área da imunização em si há sempre modificações. “Todos os dias há mudanças, pois o processo é mutante. Então, essa capacitação fornecida hoje pelo estado a todos os municípios é de extrema importância. Não só na capacitação em si de situações novas, como se atualizar mudanças. Então, a gente que é profissional somos gratos por estarmos aqui hoje”, destacou.
Esse aprimoramento em sala de vacina é um aperfeiçoamento da atuação dos profissionais que fazem todo o processo de trabalho dentro da sala de vacina. O curso começou no início deste mês e tem previsão de terminar no dia 23 de abril.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera