16/04/2025 às 16:15
O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga realizou ações de celebração de Páscoa, com o objetivo de levar alegria e conforto aos pacientes internados, em atendimento ambulatorial e aos funcionários da unidade. Essas ações fazem parte das iniciativas de humanização do hospital, que busca proporcionar um ambiente acolhedor e positivo, mesmo em momentos desafiadores.
Nesta quarta-feira (16, os pacientes foram surpreendidos com a entrega de lembrancinhas de Páscoa, cuidadosamente preparadas pela equipe do hospital. Cada lembrança continha uma mensagem especial que ressaltava o verdadeiro sentido da Páscoa: a renovação, a esperança e o amor. Essas pequenas atenções são fundamentais para promover o bem-estar emocional dos pacientes, lembrando-os de que, mesmo em meio ao tratamento, momentos de alegria e reflexão são possíveis.
As lembrancinhas, antes de serem entregues, estavam no “Carrinho da Alegria”, que estava cuidadosamente decorado com motivos de páscoa e abastecido com chocolates. A equipe multiprofissional colocou orelhinhas de coelho, decorou as máscaras e entregou o mimo, desejando uma feliz páscoa a todos os pacientes.
Durante a entrega das lembrancinhas, os pacientes e funcionários puderam contar com uma apresentação musical ao vivo do saxofonista Thiago Santos, que encantou a todos com melodias suaves e inspiradoras. A música, reconhecida por seu poder terapêutico, trouxe um clima de descontração e leveza, proporcionando um momento de reflexão.
Na sexta-feira (11), foi realizada a Via-Sacra, que percorreu os corredores do hospital e pôde ser acompanhada por funcionários e pacientes. “Proporcionar esses momentos de cuidado com o emocional do paciente e do funcionário é fundamental, pois cuidar da saúde vai além do tratamento físico. Proporcionar momentos de alegria e esperança é fundamental para a recuperação dos pacientes, contribuindo para uma experiência hospitalar mais positiva”, disse a coordenadora de humanização, Lidiane Gonçalves.
Ações de humanização são realizadas no hospital constantemente, tanto em datas comemorativas, quanto em momentos comuns. “Uma vez por mês temos a celebração de uma missa, uma vez por semana temos um grupo evangélico nas enfermarias fazendo pregação para os pacientes que assim desejarem, toda quarta-feira uma dupla de cantores espíritas harmoniza o ambiente do ambulatório... São várias ações realizadas em parceria com voluntários e também por funcionários do hospital”, explicou Lidiane.
O Clementino Fraga é o hospital referência para o diagnóstico e tratamento de HIV, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera