Sousa/PB -
Salvando Vidas

Central de Transplantes registra doação de fígado e córneas no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa

Este ano, na Paraíba, foram realizados 31 transplantes e 786 pessoas ainda aguardam na lista de espera, sendo quatro para coração, 39 para fígado, 213 para rins e 530 para córneas.

Por Redação do Reporterpb

22/04/2025 às 19:29

Imagem Central de Transplantes registra doação de fígado e córneas no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa

Central de Transplantes registra doação de fígado e córneas no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

A Central Estadual de Transplantes registrou, na noite dessa segunda-feira (21), no Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, mais uma doação de órgãos e tecidos. Dessa vez, foram doados o fígado e as córneas. A paciente doadora foi uma mulher de 29 anos, que estava internada na UTI da unidade, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). 
 
Com a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro, a equipe médica identificou a morte encefálica da paciente. Após o diagnóstico, a equipe da Central realizou a entrevista familiar, obtendo o resultado positivo para a doação.
 
O fígado foi destinado para uma paraibana de 66 anos, e as córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos, onde são armazenadas e avaliadas para posterior cirurgia.
 
Para a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, cada doação de órgãos representa a renovação da esperança e ampliação da expectativa de vida dos pacientes receptores. “Quem recebe um órgão doado, recebe junto a esperança de viver melhor, recebe a oportunidade de melhorar a qualidade de vida e poder voltar a sonhar. É por isso que sempre destaco e agradeço o gesto das famílias doadoras,” enfatiza.
 
Este ano, na Paraíba, foram realizados 31 transplantes e 786 pessoas ainda aguardam na lista de espera, sendo quatro para coração, 39 para fígado, 213 para rins e 530 para córneas.

Fonte: Secom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.