Sousa/PB -
Uiraúna

Vereador é cassado por decoro parlamentar em Uiraúna, depois de seis meses de embate em Uiraúna

O vereador Carneirinho foi eleito em 2020 com 335 votos

Da Redação Repórter PB

22/08/2023 às 13:45

Imagem Vereador, Carneirinho do Município de Uiraúna

Vereador, Carneirinho do Município de Uiraúna ‧ Foto: divulgação

Tamanho da fonte


O vereador Antônio Itamar de Freitas Asselino, Carneirinho, teve seu mandato cassado na noite dessa segunda-feira (21.ago.2023). O processo contra ele seguia curso na Câmara Municipal por meio de uma comissão formada pela vereadora Cleidiomar Sarmento e os vereadores Ciro Figueiredo e Marcondes de Bizerril.

O vereador Carneirinho e seu advogado não compareceram à seção. Os advogados que defendiam sua causa deixaram o processo nos últimos dias. Antes da seção dessa segunda-feira, por meio de ofício, o novo advogado, Dr. Thiago Xavier de Andrade, residente em João Pessoa, fez uma petição para que fosse adiado o julgamento para dia 25 (próxima sexta-feira) para que ele tivesse mais tempo para analisar a defesa do parlamentar. A comissão não aceitou o argumento alegando que se tratava apenas de protelamento. Ainda foi disponibilizado um link via internet para que o advogado e o vereador pudesse expor amplamente a defesa, porém eles não aceitaram.


Foram quase três meses desde o início da denúncia, levada à Câmara Municipal pelo ex-vereador Amilton Fernandes. Carneirinho é acusado de quebra de decoro parlamentar quando proferiu críticas a sua colega, vereadora Maria dos Remédios, por meio de uma matéria publicada pelo Blog do Geraldo Andrade e por meio de uma participação ao vivo por telefone em programa jornalístico da Rádio Mais FM de Uiraúna. A denúncia conta que ele atingiu a honra da colega e em especial sua vida pessoal e familiar.

Votaram pela cassação oito parlamentares: Antônio Magalhães, Amélia Fonseca, Ciro Fernandes, Mazinho da Vazante, Francisco Marcondes, Lauro Nogueira, Cleidiomar Sarmento e Benevenuto Claudino. Carneirinho e Maria dos Remédios não votam por fazer parte do processo. O único voto pelo arquivamento do processo foi feito pelo vereador Chico Bacatela.

O vereador Carneirinho foi eleito em 2020 com 335 votos. Em sua vaga assume o vereador José Fernandes, que ficou na vaga de suplente com 295 votos.

A votação foi feita abertamente e cada parlamentar teve direto a fala ao expor seu voto. Todos usaram este momento para argumentar suas posições.

Após a votação, o presidente, vereador Benevenuto Claudino usou sua fala para expor sua opinião sobre os motivos que levaram a Câmara Municipal a cassar o mandato do seu colega parlamentar e votou pela cassação. Em seguida o vereador proclamou o resultado final de 8 votos a favor e 1 voto contrário.

O presidente ainda determinou a convocação do suplente, José Fernandes para que tome posse do cargo

 

Fonte: cofemac

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.