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Jovem Senador

Estudante de Escola Cidadã em Cajazeiras finaliza Semana de Vivência Legislativa em Brasília

A Semana de Vivência Legislativa, que teve início na última segunda-feira (05) e finalizou nesta sexta-feira (09), oferece aos estudantes de ensino médio de escolas públicas a oportunidade de vivenciar de perto o processo legislativo brasileiro.

Por Redação do Reporterpb

09/08/2024 às 19:14

Imagem Estudante Daniel Cristovão da Silva, da Escola Cidadã Integral (ECIT) Professor Crispim Coelho, localizada em Cajazeiras (9ª GRE)

Estudante Daniel Cristovão da Silva, da Escola Cidadã Integral (ECIT) Professor Crispim Coelho, localizada em Cajazeiras (9ª GRE) ‧ Foto: Assessoria

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O estudante Daniel Cristovão da Silva, da Escola Cidadã Integral (ECIT) Professor Crispim Coelho, localizada em Cajazeiras (9ª GRE), está em Brasília representando a Paraíba no Programa Jovem Senador. Ele foi selecionado para participar do programa após vencer um concurso de redação estadual cujo tema foi "Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia". A Semana de Vivência Legislativa, que teve início na última segunda-feira (05) e finalizou nesta sexta-feira (09), oferece aos estudantes de ensino médio de escolas públicas a oportunidade de vivenciar de perto o processo legislativo brasileiro.

Na segunda-feira (5), Daniel, juntamente com outros 26 jovens de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, participou da cerimônia de posse no Senado Federal. Durante a cerimônia, os jovens foram diplomados e tiveram a oportunidade de votar e eleger sua própria Mesa Diretora, responsável por coordenar as atividades, organizar debates e votações, e representar os demais participantes nas interações com as autoridades do Senado.

"Participar do Programa Jovem Senador tem sido uma experiência transformadora para mim. Quando recebi a notícia de que havia vencido o concurso de redação e que representaria a Paraíba no Senado Federal, senti uma mistura de surpresa, orgulho e responsabilidade. Estar aqui, em Brasília, e vivenciar de perto o processo legislativo brasileiro é algo que eu nunca imaginei possível. A oportunidade de debater, votar em projetos e entender como as leis que impactam nossas vidas são criadas me fez enxergar a política e a democracia de uma maneira completamente nova”, conta Daniel.

O Programa Jovem Senador acontece anualmente e é destinado a estudantes de até 19 anos, oferecendo-lhes uma imersão no funcionamento do Senado. Durante a Semana de Vivência Legislativa, os participantes se envolvem em atividades que incluem a discussão de projetos, a organização de sessões plenárias e o debate sobre questões relevantes para a sociedade, sempre sob a orientação de professores. No caso de Daniel, o professor orientador é Daniel Soares Dantas.

O professor afirma que está sentindo uma alegria imensa e uma sensação de dever cumprido durante essa semana em Brasília. “Ver o esforço e dedicação de um aluno sendo reconhecidos com essa abrangência e projeção é uma realização não só para ele, mas para toda a comunidade escolar. Eu me sentiria feliz se qualquer estudante obtivesse esse resultado, mas mais ainda por saber que se trata de Daniel Cristovão, pela sua história de vida. Essa conquista é fruto do programa da rede estadual Desafio Nota Mil, onde discutimos o tema proposto pelo concurso, e está mostrando para o nosso estudante que a educação será sempre a melhor decisão, o melhor caminho".

Nesta sexta-feira, os jovens senadores se reuniram no Plenário do Senado para a sessão de encerramento do programa. Durante essa sessão, eles apresentaram os projetos que trabalharam ao longo da semana, com a oportunidade de debater e votar nas propostas desenvolvidas. Os resultados dos trabalhos realizados pelos jovens serão publicados no Diário do Senado Federal.

O Programa Jovem Senador tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer o processo legislativo e as atividades do Senado Federal. Por meio desse projeto, os jovens não apenas ampliam seus conhecimentos sobre política e cidadania, mas também têm a chance de experimentar, na prática, a elaboração de leis e o funcionamento das instituições democráticas. Para participar do programa, os estudantes devem submeter uma redação sobre um tema de relevância social ou política, que varia a cada ano. Os autores das redações vencedoras em cada estado são selecionados para a Semana de Vivência Legislativa em Brasília, onde vivem uma experiência única de aprendizagem e cidadania.

Fonte: Repórter PB

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