Sousa/PB -
sertão

Alerta de baixa umidade coloca Sertão paraibano em risco de incêndios e problemas de saúde

Evitar esforço físico intenso durante os horários de maior calor e secura

Da Redação Repórter PB

28/09/2024 às 10:52

Imagem

‧ Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Tamanho da Fonte

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de baixa umidade para diversas regiões da Paraíba neste sábado (28), com grau de severidade "Perigo Potencial". O aviso é válido das 11h00 às 21h00, e prevê que a umidade relativa do ar oscile entre 30% e 20%, colocando 77 municípios em estado de atenção.

A baixa umidade pode trazer riscos, como o aumento da vulnerabilidade a incêndios florestais e problemas de saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios. O alerta foi disparado para várias cidades, incluindo Cajazeiras, Patos, Sousa, Catolé do Rocha e Itaporanga.

A condição climática desfavorável pode impactar especialmente os grupos mais sensíveis, como crianças e idosos, além de exigir cuidados extras de quem realiza atividades ao ar livre. O INMET recomenda medidas preventivas, como:

Evitar esforço físico intenso durante os horários de maior calor e secura.

Reduzir a exposição ao sol, principalmente nas horas de pico, entre 11h e 15h.

As autoridades, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, estão em alerta e disponíveis para qualquer eventualidade. A Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Conforme checagens feitas pelo Portal REPORTERPB, a lista de cidades abrangidas pelo aviso inclui municípios de várias regiões da Paraíba, como o Sertão, Cariri e Alto Sertão. Entre as principais cidades destacam-se Água Branca, Brejo do Cruz, Cajazeiras, Patos, Piancó, Princesa Isabel, São Bento, Sousa e Uiraúna. O alerta também se estende a áreas rurais e mais afastadas, onde o risco de incêndios florestais pode ser maior.

Os moradores dessas regiões devem estar atentos aos riscos associados à baixa umidade. Além de hidratar-se adequadamente, é importante proteger a pele e os olhos dos efeitos do ar seco, utilizando protetores solares e óculos de sol. Também é recomendável manter umidificadores em ambientes internos, especialmente à noite, quando o ar pode ficar ainda mais seco.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.