09/11/2024 às 11:34
O sertão paraibano e várias regiões do Nordeste enfrentam um fim de semana marcado por um clima extremamente seco e baixa umidade do ar, trazendo preocupações à saúde e ao bem-estar da população. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 20% neste sábado (8), situação que afeta diretamente 19 municípios paraibanos e que estende seu impacto ao Sul do Ceará, Vale São-Franciscano na Bahia e outras regiões no Piauí e Pernambuco.
Em locais com baixos níveis de umidade, entre 20% e 30%, o risco de incêndios florestais é elevado e o corpo humano pode sofrer consequências devido ao ar seco, como desidratação, problemas respiratórios e agravamento de doenças preexistentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma umidade relativa ideal de 60% para preservar a saúde e reduzir os riscos, indicando que qualquer desvio pode trazer desconforto e impactos, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
A população é orientada a se proteger com medidas preventivas, como aumentar a ingestão de líquidos e evitar atividades físicas e exposição solar nos horários de maior secura. Além disso, as autoridades recomendam atenção redobrada em áreas suscetíveis a queimadas, e lembram que, em casos de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão disponíveis para assistência e informações adicionais.
Cidades da Paraíba afetadas
Entre as cidades mais afetadas pela seca estão Bernardino Batista, Cajazeiras, Monte Horebe e São José de Piranhas. A lista completa abrange diversos municípios do sertão, onde a população já lida com condições climáticas áridas e que, com a queda da umidade, enfrentam um cenário ainda mais desafiador.
. Bernardino Batista
. Bom Jesus
. Bonito de Santa Fé
. Cachoeira dos Índios
. Cajazeiras
. Carrapateira
. Conceição
. Diamante
. Ibiara
. Monte Horebe
. Nazarezinho
. Santa Helena
. Santa Inês
. Santana de Mangueira
. São João do Rio do Peixe
. São José de Caiana
. São José de Piranhas
. Serra Grande
. Triunfo
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera