03/02/2025 às 13:40
O Hospital Regional Deputado José de Sousa Maciel, em Cajazeiras, atingiu números significativos no último fim de semana. Entre a meia-noite de sexta-feira (31) e as 23h59 de domingo (2), a unidade registrou 330 atendimentos em diversas especialidades. Além disso, foram realizadas 26 cirurgias, abrangendo casos de urgência e procedimentos eletivos, demonstrando a capacidade do hospital em atender desde situações emergenciais até tratamentos programados, reafirmando seu compromisso com a saúde da população do Alto Sertão paraibano.
O dia de maior movimento foi a sexta-feira (31), com 129 atendimentos, seguido pelo sábado (1º), com 124, e pelo domingo (2), que registrou 77 atendimentos. A maior parte dos pacientes era residente de Cajazeiras (180), seguida por pacientes de São José de Piranhas (20), Santa Helena e São João do Rio do Peixe, ambas com 13 atendimentos cada.
Nos três dias, o hospital realizou 214 atendimentos de urgência, sendo que a maioria dos casos foi classificada como de baixo risco, indicando que grande parte dos pacientes não apresentava condições graves ou necessidade de intervenção imediata. Além disso, foram realizados 22 atendimentos materno-infantis, quatro testes do pezinho, 46 retornos e 26 consultas, sendo 12 pediátricas e 14 de pré-natal de alto risco. O hospital também prestou assistência a uma vítima de acidente e encaminhou 17 pacientes para exames.
No bloco cirúrgico, dos 26 procedimentos realizados, 14 foram de urgência, um de emergência e 11 eletivos, evidenciando a capacidade da unidade de atender tanto situações críticas quanto procedimentos programados. O hospital segue priorizando um atendimento seguro e humanizado em cada etapa do processo.
Para a diretora-geral do Hospital Regional de Cajazeiras, Jacilene Eduardo de Sousa, esses resultados são fruto da dedicação e do trabalho incansável da equipe multiprofissional. "Cada profissional que integra nosso time tem um compromisso inabalável com a saúde e o bem-estar da nossa comunidade. Esse comprometimento nos permite oferecer um atendimento de qualidade e impactar positivamente a vida das pessoas que passam pelo nosso hospital. Seguimos firmes como referência essencial para o Alto Sertão paraibano, trabalhando com dedicação, respeito e empatia, sempre colocando o paciente no centro de nossas ações", destacou.
De acordo com o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e Transferência do HRC, 10 pacientes precisaram ser transferidos para outras unidades. Desses, dois foram encaminhados para o Hospital Regional de Sousa, seis para o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, e dois para o Hospital de Trauma, em Campina Grande.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera