Sousa/PB -
Acompanhamento

Hospital de Patos retoma visitas à beira leito a pacientes oncológicos com equipe multiprofissional

Ainda segundo a oncologista, as visitas à beira leito permitem um amplo controle na jornada do paciente, contribuindo para a redução de falhas operacionais e melhorando a humanização dos tratamentos.

Da Redação Repórter PB

06/02/2025 às 15:30

Imagem Visitas a pacientes oncológicos com equipe multiprofissional

Visitas a pacientes oncológicos com equipe multiprofissional ‧ Foto: Reprodução

Tamanho da Fonte

O Complexo Hospitalar Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) – unidade integrante da rede do Governo da Paraíba –, em Patos, retomou, nesta semana, uma ação importante para o acompanhamento e evolução de pacientes oncológicos. Trata-se da visita à beira leito, uma ação realizada por uma equipe multiprofissional do Hospital do Bem, unidade oncológica do Complexo, que aborda o paciente e acompanhante, facilitando a avaliação clínica de quem está sendo assistido. Inicialmente, as visitas acontecerão às terças-feiras, no período da manhã.

A equipe responsável pela visita à beira leito é composta por um médico, um enfermeiro e um profissional das seguintes áreas: serviço social, fisioterapia, nutrição, psicologia, ouvidoria, além de um profissional do Núcleo de Segurança do Paciente. A médica oncologista Lidyanne Guimarães, coordenadora da atividade, destaca a importância desta iniciativa. “Identificar corretamente os diferentes perfis de pacientes não é apenas uma questão de empatia e humanização, mas também uma estratégia inteligente que pode melhorar significativamente os resultados dos tratamentos, pois essas visitas permitem que a equipe multi conheça melhor o paciente e sua família, entendendo melhor as dificuldades e tratamento, o que proporciona uma melhor assistência”, ressalta.

Ainda segundo a oncologista, as visitas à beira leito permitem um amplo controle na jornada do paciente, contribuindo para a redução de falhas operacionais e melhorando a humanização dos tratamentos. “Não é apenas o olhar do médico, mas de toda uma equipe com especificidades variadas, então é possível ofertar para esse paciente um cuidado individualizado, integral e melhor planejado, promovendo não só a sua segurança, mas também a melhoria da assistência dispensada a ele”, complementa Lidyanne.

Para a acompanhante Edilana Matias da Silva, esposa do paciente Ivan Soares, que faz tratamento oncológico na unidade, encontrar esse acolhimento foi fundamental para lidar com um momento tão delicado para eles. “Estamos aqui pela segunda vez e agora pude ter a oportunidade de falar das necessidades do meu esposo enquanto paciente e pude também ser ouvida, de uma única vez, por todos aqueles profissionais que fazem parte, de forma direta e indireta, do tratamento dele”, pontuou.

A oferta do serviço de visita à beira leito reforça o compromisso do Hospital do Bem, referência em oncologia para o município de Patos e região, de prestar um atendimento cada vez mais digno e humanizado a todos os pacientes atendidos pela unidade.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.