10/02/2025 às 21:18
O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, que faz parte da rede de saúde do Estado, em Coremas, atendeu, durante o plantão do final de semana, entre a sexta-feira (7) e o domingo (9), 242 pessoas entre consultas ambulatoriais e atendimentos de urgência e emergência. Foram 77 atendimentos na sexta-feira, mais 102 no sábado e outros 63 no domingo.
Neste período, 10 pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores às consultas por causa de complicações provocadas por asma, dor, dispneia, GECA (gastroenterocolite aguda, que é uma inflamação gastrointestinal), lesão infectada, pneumonia e Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC) e por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Entre as causas mais recorrentes de procura pelo serviço neste plantão, destacam-se os pacientes com queixas de dores diversas, com 57 casos; seguidas de atendimentos por diarreia, com 20 ocorrências; e de casos de cefaleia, com 12 registros. A unidade atendeu também, entre outras ocorrências, 14 pessoas com crise de ansiedade, 10 pacientes com amigdalite, outros 10 com dificuldades de urinar, e mais 10 com sintomas de síndrome gripal, além de duas vítimas de sinistros de trânsito com motos e outras duas pessoas feridas com objetos perfurocortante e um caso de convulsão.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera