Sousa/PB -
cajazeiras

MPPB cobra plano de enfrentamento ao trabalho infantil da gestão Corrinha Delfino em Cajazeiras

Prefeita Corrinha Delfino será notificada sobre existência de políticas públicas no município

Da Redação Repórter PB

24/03/2025 às 11:16

Imagem Prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino

Prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino ‧ Foto: ascom

Tamanho da Fonte

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da 2ª Promotoria de Justiça de Cajazeiras, instaurou um Procedimento Administrativo com o objetivo de erradicar, fiscalizar e combater a exploração do trabalho infantil no município. A medida foi oficializada no último dia 24 de fevereiro de 2025, pelo promotor de Justiça Levi Emanuel Monteiro de Sobral.


O procedimento busca apurar se existem, de fato, políticas públicas e serviços locais voltados ao enfrentamento do trabalho infantil, bem como verificar a existência de um Plano Municipal de Enfrentamento sobre o tema. A gestão da prefeita Corrinha Delfino será notificada por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Humano.


A promotoria deu prazo de 15 dias para que órgãos municipais e instituições, como o CMDCA, Conselho Tutelar, CREAS e CRAS, encaminhem relatórios, documentos e informações sobre ações realizadas e previstas para 2024 e 2025.


A iniciativa é amparada por legislações nacionais, como a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de convenções internacionais ratificadas pelo Brasil, como a Convenção nº 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Essa convenção estabelece que todas as formas de trabalho infantil devem ser combatidas com medidas imediatas e eficazes.


O promotor Levi Sobral destacou que a proteção integral de crianças e adolescentes deve ser prioridade absoluta, e que o Ministério Público tem legitimidade para agir em defesa dos direitos dessa população.


O Portal REPORTERPB seguirá acompanhando todos os desdobramentos desta iniciativa do Ministério Público de Cajazeiras.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.