25/03/2025 às 09:00
O deputado estadual Chico Mendes (PSB) e o prefeito de São José de Piranhas, Bal Lins, acompanharam a visita técnica às áreas onde serão construídos dois importantes projetos científicos no Sertão paraibano: o Radiotelescópio Bingo, em Aguiar, e a Cidade da Astronomia, em Carrapateira. A comitiva, que contou também com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, e outras lideranças, destacou o potencial transformador dessas iniciativas para a região.
O Radiotelescópio Bingo será um dos maiores da América Latina, voltado para pesquisas sobre a origem e a expansão do universo. Já a Cidade da Astronomia tem como objetivo impulsionar o turismo científico e educacional, atraindo estudantes e pesquisadores.
O deputado Chico Mendes ressaltou que os projetos representam um marco para a ciência na Paraíba e reforçam o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento do Sertão. “Estamos diante de um investimento que colocará a Paraíba no mapa da pesquisa astronômica mundial, além de gerar oportunidades educacionais e econômicas para a região”, afirmou.
Já o prefeito Bal Lins, de São José de Piranhas, destacou a importância dos projetos para o fortalecimento da economia local e o crescimento regional. “Essas iniciativas não só trarão inovação para o nosso estado, mas também fomentarão o turismo e o desenvolvimento de novas tecnologias”, disse.
As obras devem ter início ainda este ano. Em Aguiar, a estrutura para o Radiotelescópio Bingo já está pronta e os equipamentos estão a caminho da China. Em Carrapateira, a construção da Cidade da Astronomia está em fase de licitação pela SUPLAN.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera