Sousa/PB -
Cachoeira dos índios

Gastos com combustíveis da Prefeitura de Cachoeira dos Índios entram na mira do Ministério Público

Caso sejam encontradas irregularidades ou fraudes, os responsáveis poderão ser processados por atos de improbidade administrativa

Da Redação Repórter PB

08/04/2025 às 09:37

Imagem Posto de Combustiveis

Posto de Combustiveis ‧ Foto: Agencia Brasil

Tamanho da Fonte

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Cajazeiras, instaurou o Procedimento Administrativo nº 038.2025.000796 para apurar detalhadamente os gastos da Prefeitura de Cachoeira dos Índios com combustíveis. A investigação tem como base a Portaria nº 19/4ª PJ-Cajazeiras/2025, assinada pela promotora de Justiça Sarah Araújo Viana de Lucena, e tem caráter preventivo e contínuo, conforme previsto na Resolução CNMP nº 174/2017.

A iniciativa surge a partir de um projeto do Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público (CAO) do MPPB, que recomenda o acompanhamento e a fiscalização dos gastos com combustíveis em diversos municípios do estado, diante da importância de garantir transparência e controle na aplicação dos recursos públicos.

Segundo o documento, o objetivo é aprimorar os mecanismos de fiscalização sobre os pagamentos realizados para abastecimento da frota pública municipal. A promotoria poderá realizar diligências, solicitar documentos, ouvir depoimentos e requisitar informações técnicas, administrativas e financeiras relacionadas ao tema.

Caso sejam encontradas irregularidades ou fraudes, os responsáveis poderão ser processados por atos de improbidade administrativa, com penalidades que incluem desde a suspensão dos direitos políticos, até a perda da função pública e ressarcimento ao erário.

A portaria determina também a publicação do extrato da instauração no Diário Eletrônico do MPPB, reforçando o compromisso da instituição com a publicidade e transparência dos atos investigatórios.

A medida integra uma estratégia mais ampla do MPPB de atuar de forma preventiva para garantir o bom uso dos recursos públicos e a integridade das políticas públicas nos municípios paraibanos.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.