22/04/2025 às 19:40
Entre a noite da quinta-feira (17) e a meia noite dessa segunda-feira (21), período que compreendeu os feriados da Semana Santa e de Tiradentes, a Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), em Patos, teve um aumento considerável de atendimentos, com 410 registros. O boletim de atendimentos da unidade nesse período mostra ainda que das 410 pessoas que deram entrada no hospital, 36 delas eram vítimas de sinistro de trânsito. Também foram realizadas 17 cirurgias, sendo 14 de urgência e três eletivas.
Das 17 cirurgias realizadas, a maior parte delas foi ortopédica, com sete procedimentos, seguidas de cirurgias gerais, com seis casos, além de quatro cirurgias vasculares. O plantão do dia 17 registrou o atendimento de 88 pessoas, já no feriado da sexta-feira foram atendidos mais 71 pacientes. No sábado, deram entrada na unidade 84 pessoas e no domingo, mais 89 procuraram os serviços do hospital. No feriado de Tiradentes, mais 78 pessoas foram atendidas, totalizando as 410 entradas no hospital. Neste período 65 pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores às consultas médicas.
Dos 36 acidentados, 29 deles se envolveram com sinistros de motocicleta, mas o hospital atendeu ainda cinco vítimas de sinistros com automóvel, uma com bicicleta e outra por atropelamento. Boa parte deles, 19 no total, era de Patos, mas o hospital recebeu vítimas de sinistros de trânsito das cidades de Condado, Mãe D’água, Malta, Matureia, Piancó, São José de Espinharas, São José do Bonfim, Teixeira, Santa Luzia, Santa Teresinha e Desterro.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste feriadão foram de pacientes com queixas de dores, com 52 atendimentos, seguidos de pessoas que sofreram quedas, com 37 registros e que sofreram mordedura de animais (Cachorro e gatos), com 22 casos. O hospital atendeu ainda, entre outras ocorrências, seis casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), três casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma pessoa picada por cobra e outra por tentativa de suicídio.
“Mesmo com a reforma do Pronto Socorro, que está sendo ampliado, conseguimos atender bem os nossos pacientes neste feriadão, pois nos preparamos e nos organizamos para esse aumento de demanda natural em feriados, de forma que tudo transcorreu como prevíamos e sem intercorrências que comprometessem o serviço e a assistência à população”, destaca o diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera