Sousa/PB -
Colonos

PROTESTO: Sem diálogo, ANA poderá impor prejuízo incalculável às culturas de irrigação no Perímetro de São Gonçalo em Sousa; Vídeos

Conforme, Dr. Francisco Pila, um dos coordenadores do Perímetro Irrigado, a maior preocupação foi que nesta mesma reunião da ANA

Da Redação Repórter PB

28/10/2023 às 14:59

Imagem Prosteto pela falta de água do Rio São Francisco em Sousa

Prosteto pela falta de água do Rio São Francisco em Sousa ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

Colonos, agricultores, e proprietários de lotes no perímetro irrigado de São Gonçalo, ocuparam na manhã deste sábado (28), área da Empresa responsável pelo controle de água da Barragem com as águas do Rio São Francisco em Sousa, no Sertão da Paraíba. 

A decisão foi depois da informação que a ANA – Agência Nacional da Água, teria autorizado a liberação do preciso líquido com abertura do Sistema adutor (Rabo de Pavão) para o leito do Rio Piranhas  com uma vazão de 1000 l/s durante 48 horas, seguido da manutenção de uma vazão perene de 250 l/s.

.

Conforme, Dr. Francisco Pila, um dos coordenadores do Perímetro Irrigado, a maior preocupação foi que nesta mesma reunião da ANA, determinou que a partir do dia 01/10 será rebaixo o volume de água dos 2,6 mil hectares irrigadas de 2.2m²s para 1.4m²s.

A Comissão dos Irrigantes teria nesta reunião pedida ANA que continuasse com a liberação da água no volume de 2.2m²s  até o dia 15 de novembro por quer grandes culturas temporárias como do arroz, milho, feijão, bananas, hortifruit, e outras terminariam seus ciclos. ANA não acatou a solicitação, impôs a diminuição da vazão, quanto segundo os agricultores, faltou sensatez, do órgão controlador, liberar água para ser utilizada há 84 km no Município de Pombal.



Essa informação não teria agradado aos Colonos do Perímetro de São Gonçalo que poderão ter problemas com a conclusão do ciclo da colheita, podendo faltar água da transposição do São Francisco para o projeto, causando prejuízo significante neste momento. 

Querendo saber melhor o assunto, os agricultores, irrigantes, revolveram fazer um protesto na manhã deste sábado, conversar com os representantes do DNOCS sobre a decisão da ANA liberar a quantidade de água definida da reunião, quando o açude de São Gonçalo se encontra abaixo da cota sugerida, podendo prejudicar todo o sistema de irrigação planejado com a própria Agência Nacional de Água, que em decisão pretérita deliberou, que esta vazão deverá ser mantida até a próxima reunião da Comissão de Acompanhamento, prevista para o dia 13/11.



Com a chegada das águas do Rio São Francisco em São Gonçalo, os colonos voltaram a produzir em alta escala várias culturas, que abastecem o comércio de Sousa, e região. Sem água, essa produção poderá ser prejudicada.

Nesta ação, não se escuta ainda nenhum pronunciado de algum representante do Povo, político, prefeito, vereador, ou deputado sobe o tema.

LEIA MAIS - SOUSA: Ana libera vazão de água de São Gonçalo, e Colonos prometem protesto neste sábado

Protesto dos Irrigantes em São Gonçalo

Produção no Perimetro Irrigado de São Gonçalo

 

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.