Sousa/PB -
sessão ordinária

Faltou quórum qualificado na sessão da Câmara para aprovação das três novas secretárias municipais em Sousa

A vereadora Lana também apontou as deficiências do governo municipal nas áreas da saúde, infraestrutura e, principalmente, pela falta de água

Da Redação Repórter PB

14/05/2024 às 22:20

Imagem Plenária da Câmara de Vereadores em Sousa

Plenária da Câmara de Vereadores em Sousa ‧ Foto: divulgação

Tamanho da Fonte

A sessão ordinária do Poder Legislativo sousense, que deliberaria sobre a votação dos Projetos de Lei que criavam três novas secretarias no âmbito municipal de Sousa, não apresentou quórum qualificado.

Segundo testemunhas, os vereadores da base do governo municipal estiveram presentes no início da sessão, mas tomaram conhecimento de que os Projetos de Lei não seriam colocados na pauta de votação e resolveram se evadir do plenário antes mesmo de começarem os trabalhos legislativos.

A vice-presidente Lana Dantas (REDE) conduziu a sessão sem o quórum qualificado, que serviu apenas para as falas públicas do vereador Cacá Gadelha (MDB). Este trouxe à tona a condição do município, que possui 28 secretarias, incluindo diretorias, e onde todos recebem salários de secretários, então, não teria necessidade de propor mais dispendio ao erário, há não ser, para proselitismo politico em véspera de eleição municipal.

A vereadora Lana também apontou as deficiências do governo municipal nas áreas da saúde, infraestrutura e, principalmente, pela falta de água nas torneiras dos sousenses. Na platéia, agentes comunitários protestavam com faixas com os dizeres: “Não há dinheiro para nossos direitos, mas sobra para novos cargos? Respeito aos Agentes de Saúde, Já”. Eles cobravam a implantação de alguns direitos suprimidos que não foram adicionados em seus contracheques, apesar dos apelos feitos anteriormente à gestão do prefeito Fábio Tyrone.

Cacá Gadelha declarou em sua fala que os projetos seriam aprovados na sessão seguinte, por ser de maioria simples, mesmo com os votos já declarados da oposição contrários às criações de novos cargos na Edilidade.

Com o esvaziamento da sessão e a não qualificação do quórum para aprovação dos projetos, a próxima sessão ordinária deverá acontecer nesta quarta-feira (15), e provavelmente ocorrerá o quórum de maioria simples (oito votos) para a deliberação.

Na sessão desta terça-feira (14), apenas seis vereadores permaneceram no plenário do poder legislativo mirim.

As secretarias que estão em pautas para suas criações a pedido do Poder Executivo Municipal são: Articulação Política. Juventude, Ciência e Tecnologia, e Infraestrtura.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.