05/09/2024 às 14:10
O candidato à prefeitura de Sousa, Gilbertão Sarmento (União Brasil) propõe implantar, se eleito, projetos focados na prevenção ao câncer na cidade. Um desses programas é o "Sousa Sem Amianto". Usado na construção civil, o amianto é um componente altamente perigoso e que pode provocar vários tipos de câncer.
“O saneamento básico de Sousa está sucateado. Tanto no abastecimento, quanto no esgotamento e na limpeza urbana. Mas existe algo ainda mais grave. Nas ruas de Sousa, do Centro até a Estação, existe uma rede de amianto, proibido condutor de águas e esgotos por ser cancerígeno. É preciso urgentemente modernizar todo esse sistema, deixando soterrado todo esse material, instalando outro sistema, inclusive mais barato, com técnicas de custo menor, sem a utilização de motores de pressão”, defendeu o médico.
Ainda conforme o candidato, há estudos da OMS comprovam que o amianto é um dos materiais que provocam maior incidência de câncer na população mundial. Gilbertão lembrou que o atual prefeito teve 8 anos e nada fez para retirar o amianto de Sousa.
“O amianto está muito presente em caixas d'água e telhas, como também em tubos condutores de água e esgotos. Faremos em Sousa um cuidadoso descarte desse material. Trabalharemos para que esse mineral seja substituído por outros materiais, como o PVC por exemplo, em toda a rede condutora de água e esgotos, contribuindo com a modernização do sistema. Assumo o compromisso que ao fim dos quatro anos do nosso governo, teremos uma cidade livre do amianto e com redução significativa na incidência de câncer. Vamos fazer 40 anos em 4, inserindo Sousa no século 21”, ressaltou o médico.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera