14/01/2025 às 15:19
Na manhã desta terça-feira (14), trabalhadores braçais que realizavam a remoção de pedaços de madeira antigos nas proximidades de algumas indústrias, no Distrito Industrial de Sousa, tiveram um grande susto ao se depararem com uma jibóia adulta enrolada junto a quase cem filhotes.
Apesar do susto inicial, os trabalhadores mantiveram a calma e acionaram o Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate dos répteis e os transferiu para outro local. Segundo especialistas, a recente ocorrência de chuvas na região pode ter criado um ambiente favorável para a procriação da serpente, pertencente à linhagem da suaçubóia.
A jibóia é uma espécie comum em áreas de caatinga, como no Sertão da Paraíba, e também em regiões serranas. Apesar de impressionar pelo tamanho – podendo chegar a até 4 metros de comprimento – a espécie não é venenosa e apresenta hábitos diurnos e noturnos. As jibóias possuem coloração amarelada com listras castanho-escuras, claras ou avermelhadas e se alimentam de lagartos, roedores, ovos e aves.
Com comportamento não agressivo, a jibóia evita contato com humanos e geralmente se refugia em árvores ou áreas de vegetação densa. O Corpo de Bombeiros concluiu o resgate com sucesso, mas não divulgou o local onde os animais foram reintegrados à natureza.
Vídeo
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera