21/01/2025 às 18:47
Nesta terça-feira 21/01, peças e equipamentos históricos chegaram ao Museu do Ferroviário de Sousa, localizado nos antigos prédios da Rede Ferroviária Federal S.A. (REFESA), que hoje fazem parte do Largo da Estação. O museu tem como objetivo preservar a história ferroviária, reunindo itens que remontam ao passado ferroviário de Sousa.
Para celebrar o momento, os ex-ferroviários Joaquim Matheus de Oliveira (Escurinho) e José Leôncio estiveram presentes quando as peças e os equipamentos chegaram ao local, trazendo ainda mais simbolismo e emoção à ocasião. Segundo eles, é um momento de volta ao passado, uma oportunidade para que os visitantes do Museu possam entender e vivenciar como era o dia a dia dos ferroviários.
Segundo Larissa Abrantes, controladora-geral do município de Sousa e ex-secretária de Planejamento e Desenvolvimento na gestão passada, as peças e equipamentos foram cedidas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). "Muito brevemente, sousenses e visitantes vão poder vivenciar e participar ativamente da história tão linda que começou lá na década de 60 com a construção dos prédios", afirmou Larissa.
Ela também destacou que o prefeito de Sousa, Helder Carvalho, determinou que o Museu do Ferroviário seja inaugurado o mais breve possível. “A instalação do Museu representa um passo importante para a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade, permitindo que a população e os visitantes conheçam mais sobre a importância da ferrovia”, disse.
Ainda de acordo com Larissa Abrantes, a próxima etapa agora é organizar o Museu, que receberá uma ambientação especial para preservar e destacar ainda mais a história ferroviária da cidade. Ela afirmou que, em breve, será anunciada a inauguração do espaço, que promete proporcionar uma experiência única para sousenses e visitantes.
Fonte: Ascom
Para ler no celular, basta apontar a câmera