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Sousa: Câmara vai votar projeto que cria 10 novos cargos e nova Secretaria de Urbanismo

A proposta, assinada pelo prefeito Helder Carvalho, altera a organização administrativa da Prefeitura, instituída pela Lei Complementar nº 008/1998

Da Redação Repórter PB

26/04/2025 às 09:36

Imagem Câmara de Vereadores de Sousa

Câmara de Vereadores de Sousa ‧ Foto: Divulgacão

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A Prefeitura Municipal de Sousa encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementar nº 018/2025, que propõe a criação da Secretaria Municipal de Urbanismo (SEMURB) e a estruturação de novos cargos comissionados para atender às demandas da nova pasta. O projeto já está sob análise das comissões permanentes e deve ser apreciado em plenário na próxima semana.

A proposta, assinada pelo prefeito Helder Carvalho, altera a organização administrativa da Prefeitura, instituída pela Lei Complementar nº 008/1998, para incluir a nova secretaria no organograma oficial.

De acordo com o projeto, a Secretaria de Urbanismo será composta pelas seguintes unidades:

. Secretário de Urbanismo (nível de administração direta)
. Diretoria de Zeladoria Urbana
. Diretoria de Sistema de Mutirões

Gerências:

    .Iluminação Pública
    . Manutenção de Equipamentos Urbanos
    . Manutenção de Praças
    . Varrição Urbana
    . Mutirão de Limpeza Pública
    . Coleta Seletiva
    . Zeladoria Urbana

Os vencimentos variam entre R$ 1.520,02 e R$ 2.281,14, podendo ser acrescidos de gratificações de até 100%, conforme o cargo.

O cargo de Secretário de Urbanismo exigirá preferencialmente formação superior em áreas como Direito, Engenharia Civil, Arquitetura, Administração, Ciências Contábeis ou Economia.

Entre as principais atribuições da SEMURB estão:

- Organização e planejamento urbano;
 - Manutenção de praças, parques, jardins e equipamentos públicos;
- Serviços de limpeza urbana e coleta seletiva;
- Manutenção e ampliação da iluminação pública;
 - Coordenação de mutirões de serviços urbanos.

A pasta também terá a responsabilidade de coordenar políticas públicas voltadas para o embelezamento e funcionalidade dos espaços públicos da cidade, integrando ações com outras secretarias municipais.



O projeto prevê que as despesas para a implementação da Secretaria correrão por dotações próprias do orçamento vigente, com possibilidade de suplementação orçamentária, conforme a necessidade.

Além da criação da SEMURB, o projeto também altera a estrutura da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), redistribuindo algumas gerências que, anteriormente, eram responsabilidade da pasta.

Após o parecer das comissões da Câmara Municipal, o projeto será colocado em votação. Caso aprovado, a nova secretaria será implementada oficialmente e os cargos criados serão providos por livre nomeação do prefeito Helder Carvalho.

A iniciativa integra o planejamento de modernização e organização administrativa do governo municipal, objetivando em tornar a gestão urbana mais eficiente e articulada com o crescimento da cidade de Sousa.

Fonte: Repórter PB

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